O pedal e a sensação de liberdade

Pedalar proporciona uma grande sensação de liberdade e a cada dia o ciclismo conquista novos adeptos. Nessa edição da coluna MTB do Jornal do Sol, sugerimos algumas dicas que podem tornar o seu passeio de bicicleta mais seguro e mais prazeroso.
- Mantenha a sua bicicleta em perfeitas condições de uso. Ao notar qualquer coisa diferente no funcionamento leve ela numa oficina/bicicletaria para verificar ou efetuar o reparo. Ou o faça você mesmo se tiver conhecimento.
- Use sempre equipamentos de segurança. Capacete e luvas algumas pessoas demoram ou tem certa resistência em usar. Mas podem fazer grande diferença numa eventual queda. Iluminação para quem pedala a noite (farol e luz traseira) também é importante, para ver e ser visto. Use roupas leves ou específicas para o ciclismo.
- Não use fones de ouvido ao pedalar. Atenção no trânsito e em tudo o que acontece ao seu redor é muito importante para a sua segurança.
- Pedalando sozinho ou em grupo esteja sempre atento ao que acontece a sua frente: o tipo de terreno (se tem buracos ou algum obstáculo) os veículos em movimento, os pedestres, outras bicicletas, animais, etc... tente avaliar as situações e minimize os riscos agindo da forma mais segura possível, se preocupando com você mesmo e com os demais ciclistas.
- Uma campainha ou um apito pode ser uma boa opção para chamar a atenção dos motoristas, pedestres e demais ciclistas em determinadas situações.
- Nunca trafegue pela contramão, pedale sempre do lado correto da via (a mão correta do fluxo de veículos). Sempre no canto da via ou pelo acostamento. Lembre-se que por lei os veículos tem que passar a 1,50m de distância dos ciclistas. Na prática infelizmente muitos motoristas não respeitam isso, portanto esteja sempre atento. Se precisar andar pela calçada, desça da bicicleta e a empurre.
- Evite pedalar sozinho, chame sempre algum amigo ou pedale em grupo. E nunca vá sozinho para uma trilha, pois nessa situação em caso de algum contratempo ou acidente terá condições de obter ajuda ou socorro com maior facilidade.
- Pneus muito cheios são bons para rodar em asfalto. Em outros tipos de terreno (paralelepípedos, estrada de chão, areia, etc..) um pneu um pouco mais vazio vai lhe proporcionar um maior conforto e uma melhor capacidade de tração.
- Leve sempre água nas suas pedaladas. Num passeio curto pode não haver necessidade de levar algum alimento, mas nos moderados e longos é bom, ao menos umas barrinhas de cereal.
- Ter uma câmara de ar reserva e uma bomba também é útil. Mesmo que eventualmente você não saiba como trocar estando em grupo alguém saberá (ou se possível aprenda como fazer).
- A cada passeio você irá melhorar o seu rendimento, irá se acostumar em estar em cima da bicicleta e familiarizado com o seu funcionamento. Se estiver começando faça isso de forma gradual, vá aos poucos aumentando a distância percorrida, o tamanho das ladeiras, e o tempo em cima da bicicleta.
- Desfrute os bons momentos, as paisagens e os lugares onde você e a sua bicicleta podem chegar!
Fonte: Antonio Martins Júnior, ciclista praticante de Mountain Bike