Operação restabelece abastecimento de água em Vera Cruz

Uma operação conjunta realizada no distrito de Vera Cruz, pelo Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Inema, Cippa e Embasa, dia 19/01/16,  restituiu a normalidade do abastecimento de água no distrito. O problema é que produtores de hortaliças estavam utilizando bombas para interceptar a água fornecida pela Embasa, antes que ela chegasse à caixa d´água central, prejudicando assim grande parte da população.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia, na verdade, os produtores estavam descumprindo um acordo que havia sido feito anteriormente com o MP e a Secretaria de Meio Ambiente. Durante a operação, foi apreendida uma bomba e lacradas outras três. “Esperamos que esse tipo de ação sirva como exemplo para que outras pessoas não cometam esse tipo de erro, que traz muitos prejuízos para a comunidade”, diz o secretário.

Segundo ele, outras operações serão realizadas também junto ao rio dos Mangues, que vem sendo bastante sacrificado pelas invasões e ocupações irregulares. “É preciso que a população tenha consciência da importância de protegermos nossos rios, sob pena de comprometeremos o abastecimento de água num curto prazo de tempo”, alerta. Bené destaca que a meta principal da secretaria para este ano é desenvolver um plano de desocupação e recuperação das encostas e nascentes do rio.

O secretário faz questão de ressaltar que desde a sua implantação, a Promotoria de Meio Ambiente tem sido um parceiro muito importante. “Essa promotoria é um grande presente para Porto Seguro e suas ações têm apresentado excelentes resultados na proteção e recuperação do nosso patrimônio ambiental”, enfatiza.


Fonte: Ascom - PMPS