Recife de Fora tem novo Plano de Manejo

 O Diário Oficial do Município publicou, no dia 21/01/16, o Plano Manejo do Recife de Fora. Resultado de um estudo do ecossistema de corais, o plano durou cerca de um ano e meio para ser concluído, envolvendo uma equipe de profissionais, entre biólogos, oceanógrafos, ecólogos e engenheiros florestais. 

A partir dos dados coletados, qualquer atividade, turística ou econômica desenvolvida no local, deve seguir as orientações que estabelecem regras como número de visitantes – no máximo 400 por dia; locais onde as escunas e barcos podem ancorar; locais apropriados para mergulho; piscinas naturais onde é permitido e onde é proibido o acesso, entre outras. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia, o Plano de Manejo do Parque Marinho do Recife de fora é o segundo concluído no Brasil, depois do de Abrolhos.

Radiografia

Segundo ele, o estudo, com suas 400 páginas, dá maior visibilidade ao ecossistema de corais, funcionando como o pontapé inicial para a captação de recursos e o desenvolvimento de projetos no local. “Agora podemos dizer que temos uma radiografia completa do Recife de Fora, que faz parte da mesma cadeia de corais de Abrolhos, o mais rico do Atlântico Sul, que abriga 18 das 22 espécies existentes no mundo”, salienta.


Fonte: Ascom - PMPS