Caraíva faz campanha contra uso de garrafas long neck no vilarejo

 


Caraíva, distrito de Porto Seguro, iniciou uma campanha para frear o consumo das garrafas tipo long neck dentro do vilarejo. Como estas garrafas não são retornáveis, elas se tornam um grande problema quando se trata da retirada do lixo que produzido diariamente.

Nos meses de verão, por exemplo, o problema acentua, pois estas garrafas tipo long neck chegam a representar 60% do lixo retirado da vila, sobrecarregando o trabalho dos funcionários e das carroças que fazem a coleta. Isso, considerando as garrafas que são recolhidas pelos comércios (bares, restaurantes barracas de praia, mercados e pousadas) que continuam fazendo a sua venda.

Contudo, existe ainda um risco eminente, o do abandono das garrafas na beira do rio e do mar, assim como nas ruas internas da vila, o que leva a uma poluição maior, além da possibilidade de graves acidentes. 

A campanha, junto aos moradores e comércio local, com apoio do Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva, tem o objetivo de ajudar a manter o ambiente agradável, um paraíso ecológico, de vida simples e aconchegante para que vive no local e para quem chega de férias.

A campanha sugere o não consumo de garrafas tipo long neck: “Dê preferência a bebidas servidas em copos retornáveis ou ecológicos, latas e garrafas retornáveis de 600ml”. Aos visitantes, o pedido é que não levem para o vilarejo esse tipo de garrafas.

Os comércios que aderiram à campanha estão sinalizados com um adesivo especial para alertar o consumidor para a importância deste movimento em prol da sustentabilidade de Caraíva. 


Fonte: https://www.facebook.com/noticiasdecaraiva