Aumenta a procura pelo recadastramento biométrico em Porto e Cabrália


Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália registraram um aumento na procura pelo serviço de recadastramento biométrico. Desde junho, o horário de atendimento no cartório eleitoral em Porto Seguro foi ampliado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para agilizar o processo, mas apenas em julho, a procura aumentou.

De 350 atendimentos por dia em junho, saltou para 426 o número de recadastramentos diários em julho. Naquele mês, apenas 17% (14.854 eleitores) da população votante de Porto Seguro, haviam ido ao cartório eleitoral para o serviço. E de Santa Cruz Cabrália, foram registrados 20% (3.864 eleitores).

Desta forma, o total de eleitores recadastrados mensalmente passou de 7.000 para quase 9.000. Em julho, o percentual de recadastrados em Porto Seguro saltou para 30% e os de Cabrália para 28%. No total, Porto Seguro deverá recadastrar 86.834 eleitores e Cabrália, 19.044 votantes.

Horário de atendimento

Os eleitores estão sendo atendidos das 07h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, no cartório eleitoral. No turno vespertino, de 14h00 às 17h30, o atendimento é exclusivo para recadastramento biométrico, com senhas distribuídas a partir das 13h00.

Cerca de 30 pessoas estão envolvidas no serviço e 12 computadores estão recebendo os dados. O atendimento dura em torno de 40 minutos por pessoa. Os postos do SAC e de Santa Cruz Cabrália mantiveram seus horários. Continuam atendendo das 07h00 às 13h00 e das 08h00 até às 14h00, respectivamente.

Atualização dos dados

Além do recadastramento, está sendo feita também a revisão de dados cadastrais, com atualização de endereço, telefone, nome dos eleitores, quantitativo de eleitorado, atualização do local de votação, pendências de multa e de prestação de contas (no caso de quem foi candidato na eleição passada). Quem foi candidato e não prestou contas da campanha, só terá o título regularizado se atender a essa exigência.

Todos os eleitores devem fazer o recadastramento. Até 31/01/18 quem não estiver com o título em dia, terá o documento cancelado. Para o recadastramento são necessários apenas um documento de identidade com foto e comprovante de residência. Se for tirar o 1º Título Eleitoral, para homens com idade entre 18 e 45 anos, é necessário o comprovante de quitação do serviço militar. “Devem ser levados documentos originais. Não é necessário levar cópia dos documentos, pois o cartório não fica com estes papéis”, explica o funcionário do cartório.