Alunos e catadores de Eunápolis firmam parceria para coleta seletiva

Alunos da Escola Adventista de Eunápolis e a Cooperativa de Catadores (Coonapolis) fizeram uma parceria para realização da coleta seletiva de lixo na cidade. Um encontro no dia 03/10/17, na sede da escola, na rua Presidente Kenedy, 135 - Centro, preparou a instituição para receber um eco ponto de coleta de recicláveis secos.
Cerca de 100 estudantes assumiram o compromisso de eleger um Núcleo de Educação Ambiental da Escola em conjunto com a direção, para montar e gerenciar o eco ponto de coleta. Eles também assumiram o compromisso de realizar encontros com a comunidade do entorno da escola e buscar adesão ao processo de coleta da Coonapolis.
O pastor e professor representante da Igreja Adventista afirmou que a participação dos alunos na defesa da causa ambiental os conduzirá à contribuição para um mundo mais saudável para as futuras gerações. E ressaltou a importância do trabalho dos catadores.
Na oportunidade, Jonas Nascimento, pedagogo, especialista em Métodos e Técnicas educacionais e assessor voluntário da Coonapolis, apresentou a cooperativa, juntamente com Micléia Vieira, enfocando sua importância na coleta seletiva, apresentando ações já desenvolvidas em conjunto com os catadores, reafirmando a importância da categoria para o município, a região e meio ambiente.
Foi citada ainda a obrigatoriedade da implantação dos aterros sanitários, principalmente nos municípios com mais de 50 mil habitantes. Ambos os comunicadores, falaram da necessidade imediata da eliminação do lixão para inviabilizar a estadia dos catadores naquele ambiente insalubre e perigoso, e da necessidade de participação do poder público para realização da triagem dos recicláveis e cessão de equipamentos mínimos necessários à atividade. Durante o encontro os alunos responderam perguntas sobre a causa ambiental e fizeram a entrega simbólica de prêmios para os palestrantes, como forma de agradecimento.

 


Fonte: Ascom Escola Adventista