Pacientes são obrigados a esperar mais por resultados de exames no Lacen

 

Usuários do Sistema Único de Saúde em Porto Seguro reclamam da demora em receber resultados de exames feitos no laboratório municipal (Lacen), que é considerado Laboratório de Referência Regional em Saúde Pública.

O prazo para buscar resultados de exames simples como os de triglicérides, colesterol e glicemia, conhecidos por meio de coleta de sangue feita em jejum, é de 15 dias. Mas os pacientes têm esperado mais de um mês para ter os resultados em mãos. Quando chegam para buscá-los, a informação é de que não há material para concluir os exames.

Em nota enviada ao Jornal do Sol, a diretora do laboratório, Maria Fernanda Françoso, afirmou que foram necessários alguns ajustes para continuidade no atendimento à população: “Devido a problemas de entrega de alguns kits e insumos por parte do Estado e à tramitação de compra de parte dos kits e insumos de responsabilidade do Município, informamos que medidas foram ajustadas para que a população continue sendo atendida de forma contínua. Entre elas, remanejamento de exames faltosos para o laboratório privado credenciado até que a situação de entrega e compra seja regularizada.”

Na nota, a Coordenação do Lacen não informa o que devem fazer os pacientes que já coletaram sangue e esperam os resultados há mais de um mês. Perguntada pelo Jornal do Sol sobre a questão, não retornou o contato.