CTA Itinerante volta a funcionar à noite

O Centro de Testagem Itinerante (CTA) de Porto Seguro, um serviço público de saúde que realiza testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de aconselhamento quanto à prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ist), voltou a funcionar no período noturno.

A informação partiu da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, que afirmou que, por ser uma unidade de saúde itinerante, favorece muito o acesso da população ao serviço. O público-alvo são pessoas com dificuldade de acesso as unidades básicas de saúde, como homens e mulheres que cumprem horário de trabalho diurno, corporações e população com maior vulnerabilidade e que desenvolvem suas atividades à noite (profissionais do sexo, moradores em situação de rua, usuários de drogas).

A equipe é formada por uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e um motorista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além do atendimento com testes rápidos e orientação, o serviço promove a distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

Segundo a Ascom, tanto as equipes atuam com objetivo de ter diagnóstico precoce do HIV, da sífilis e da hepatite B e C, melhorando consideravelmente o prognóstico para o usuário através do início imediato de tratamento, o apoio psicológico e social. Além disso, o diagnóstico e tratamento das ists funcionam como uma das principais ações de prevenção, visto que possibilita quebra da cadeia de transmissão destes vírus. A iniciativa é considerada imprescindível pelas equipes de saúde, já que Porto Seguro, por ser uma cidade turística, tem uma vida noturna intensa.