Porto Seguro registra 31 óbitos. Estado anuncia parceria com vacina chinesa

No município foram registrados até 07/08/20, 1.896 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Na data, foram registrados dois óbitos de pacientes com a doença: uma mulher de 80 anos, residente do bairro Vila Vitória, internada em 27/07; e um homem de 58 anos, do Mercado do Povo, internado em 06/07/2020. Ambos tinham comorbidades. Com estes, o total de mortos pela doença chega a 31.

Ao todo, 1.655 pacientes estão recuperados. 198 estão em isolamento respiratório e 12 internados. 43 aguardam resultado de exame. Os bairros com maior número de casos são: Centro, Mercado do Povo, Cambolo, Areião, Parque Ecológico e Campinho. Dos 30 leitos de UTI disponíveis para pacientes do município, 20 estão ocupados. Dos 68 leitos clínicos, 17 estão ocupados.

O município amanheceu com decreto de autorização para abertura de bares e barracas de praia. Eles deverão funcionar com 50% de sua capacidade total, bem como restaurantes e hotéis. Todos devem ter o selo Porto Mais Seguro, de atendimento ao protocolos sanitários. Clique aqui e veja mais informações.

Covid-19 na Bahia

Na Bahia, dos 187.892 casos confirmados desde o início da pandemia, 169.322 já são considerados curados, 14.727 encontram-se ativos e 3.843 tiveram óbito confirmado. 

Dia 07/08, o governador Rui Costa, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e a secretária de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro, participaram de teleconferência com duas empresas chinesas que estão desenvolvendo duas linhas de vacinas contra a Covid-19. Segundo Rui Costa, o contato foi feito para que “o Nordeste, e obviamente a Bahia, participassem dessa pesquisa”. Os documentos para assinatura do protocolo já estão sendo enviados, conforme afirmou o governador. “A partir daí, pediremos autorização à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde, e também da Anvisa, para fazermos os testes dessa vacina", disse.

Rui Costa afirmou ainda que se os testes forem aprovados, os lotes da vacina devem ser enviados em 30 dias. "Seriam em torno de 4 mil pacientes testados por aqui. Essa vacina já foi aplicada em 100 mil chineses e também em outros países". Rui Costa lembrou ainda que a Bahia já participa de um teste de uma empresa americana e informou que vai assinar outra parceria para vacina, mas desta vez, com uma empresa russa.

Covid-19 no Brasil

Em todo o País, desde o início da pandemia até dia 07/08, foram registradas 2.962.442 pessoas com a doença. Destas, 2.068.394 estão recuperadas, 794.476 estão em acompanhamento. Foram confirmados até a data, 99.572 óbitos de pacientes com a Covid-19.

 

Cidades a até 100 km de Salvador deverão ter circulação de ônibus liberada

O Governo do Estado vai iniciar a flexibilização do sistema de transporte intermunicipal na Bahia. Para isso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI precisa permanecer abaixo de 70%. Caso isso ocorra, a retomada será iniciada no começo da próxima semana. O ponto de partida será a liberação da circulação de ônibus e embarcações entre cidades distantes até 100 quilômetros de Salvador. Para tornar o processo o mais seguro possível e evitar a contaminação pelo COVID-19, alguns protocolos serão exigidos, como a testagem periódica dos funcionários que atuam nos transportes e terminais, e a ocupação da capacidade em 50%.

Os ônibus poderão ter venda antecipada de passagens e testagem dos funcionários. Fazem parte desta categoria 42 municípios, que terão os transportes liberados entre si, a exemplo estão as cidades de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus, não podendo operar fora do raio definido. As saídas e chegadas de transporte interestadual também poderão ser retomadas apenas nas 42 cidades listadas a seguir, cumprindo todos os protocolos citados, a exemplo de Salvador X Aracaju. Não podendo sair linhas interestaduais de municípios que não estão na lista.  

Já as operações das linhas metropolitanas serão retomadas em todas as cidades com ligação rodoviária. Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, que mantinham linhas operando devido à ligação física entre os municípios, passam a operar linhas também com Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. 

Além das novas regras, continuam em vigor medidas de higienização regular e proibição de entrada e permanência de passageiros sem máscara facial em embarcações, veículos e terminais. Nos terminais, o funcionamento dos guichês deverá cumprir os protocolos impostos pelos órgãos de saúde e fazer cumprir medidas de distanciamento entre passageiros e funcionários. As medidas serão adotadas em todo o plano de retomada dos serviços em transportes, e foram definidas a partir de critérios técnicos.  

Confira como fica a retomada gradativa do transporte rodoviário intermunicipal - 42 cidades

Cidades fora do raio de até 100 km de distância de Salvador não estão autorizadas a retomar os transportes, com quadro de horário regular.

Retorno das operações de linhas entre as cidades de: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Antonio Cardoso, Araças, Aramari, Aratuípe, Cachoeira, Catu, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuipe, Coração de Maria, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Governador Mangabeira, Ipecaetá, Irará, Itanagra, Jaguaripe, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Pedrão, Salinas da Margarida, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Felipe, São Felix, São Gonçalo dos Campos, Saubara, Teodoro Sampaio, Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé.


Fontes: Com informações da Ascom PMPS; Secom Governo da Bahia; Ascom Sesab e Ministério da Saúde