Prefeita afirma que em 14/09 novo decreto vai flexibilizar atividade musical

Para discutir a retomada gradativa das atividades dos músicos, fundamentada nos protocolos sanitários de saúde, a prefeita Cláudia Oliveira recebeu, dia 09/09/20, em seu gabinete, um comitê representativo desses profissionais, que tiveram sua atuação suspensa em função da pandemia do novo coronavirus. Representando os artistas, estavam Áurea Catharina, Yã Matos, Walber Luiz, Saan Vagner, Nito Dantas e Diego Farias.

"Pude ouvir os pleitos dos profissionais e avaliar de que forma podemos promover a retomada, com em saúde para eles, os estabelecimentos e para o público que os acompanham", disse a prefeita. Segundo ela, já existe um estudo avançado para a elaboração e implantação dos protocolos que irão gerir a retomada das atividades dos artistas. Na reunião ficou estabelecido que os profissionais também contribuirão com a criação do plano estratégico, sugerindo e discutindo ideias de adequação do trabalho, associado aos protocolos já existentes.

A prefeita informou ainda que na próxima segunda-feira (14), será publicado um novo decreto, prevendo a flexibilização experimental de algumas atividades musicais, seguindo todos protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscaras, o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5m a 2m de distância entre as pessoas, bem como a lotação máxima de 80 pessoas por eventos ao ar livre, em paralelo à criação dos protocolos da atividade. Também estiveram presentes no encontro representantes das pastas do turismo, vigilância sanitária e comunicação.

Com cidade cheia, município intensifica fiscalização sobre cumprimento de protocolos de saúde

No fim de semana prolongado de Independência do Brasil, trouxe a presença de muitos turistas, movimentação da comunidade, funcionamento de estabelecimentos com selos de segurança, o que, segundo a prefeitura, demandou aumento na fiscalização do cumprimento dos protocolos de saúde.

Foram feitas rondas os pontos turísticos da cidade, desde históricos, religiosos, praias e noturnos, em Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva. A ação consistiu em conscientização das pessoas sobre a importância do uso da máscara, do distanciamento social, higienização das mãos com o álcool em gel 70%, para fazer valer os decretos municipais. 

A prefeitura afirma que, “embora os estabelecimentos estejam fazendo o seu papel conforme recomendado, muitas pessoas, entre moradores e turistas foram notificadas por estarem desobedecendo aos protocolos. Por conta disso, a equipe coordenada pelo secretário da pasta municipal de Trânsito e Serviços Públicos, Fábio Costa, precisou multar mais de 20 pessoas, em Porto Seguro, Arraial d'Ajuda e Trancoso, a fim de proteger toda uma comunidade do avanço da covid – 19”.


Fonte: Ascom PMPS