Com estoque baixo na pandemia, Hemoba intensifica campanha de doação de sangue

 

O serviço de coleta em Porto Seguro foi suspenso temporariamente e doadores precisam

se deslocar  até Eunápolis para a doação

A captação de bolsas de sangue pelo Hemoba Regional (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), com sede em Eunápolis, caiu consideravelmente desde o início da pandemia. O serviço de coleta realizado regularmente em Porto Seguro pela unidade foi suspenso por determinação do Hemocento em Salvador, segundo informa Patrícia de Araújo, enfermeira responsável pelo serviço.

Qualquer pessoa que esteja na Costa do Descobrimento que queira fazer uma doação de sangue deve se deslocar até Eunápolis para realizar a coleta. “Estamos com um estoque baixo de bolsas, mesmo com toda a divulgação que fazemos constantemente. Um dia temos 15 doações, outro dia esse número chega a cinco”, diz a enfermeira.

Um paciente que aguardava cirurgia de urgência no Hospital Luís Eduardo Magalhães chegou a ligar para o Jornal do Sol dizendo que estava com amigos dispostos a doarem sangue mas não tinham como fazer a coleta na cidade, já que o hospital não realiza este procedimento. O paciente já passou por cirurgia. A assessoria de comunicação do hospital explicou que, de fato, a coleta de sangue para doação só é realizada pelo Hemoba, que tem autorização para execução deste serviço. E disse ainda que, mesmo com a redução de bolsas no estoque do banco de sangue, a unidade hospitalar mantém uma quantidade mínima para atender às urgências e emergências.

Também de acordo com a Ascom do HDLEM, devido à pandemia de coronavírus, o hospital teve as cirurgias eletivas - aquelas consideradas não urgentes -  suspensas temporariamente, já que isso reduz o risco de contaminação e que parte das instalações do prédio estão sendo reservadas para pacientes de Covid-19.

Patrícia de Araújo, do Hemoba, diz que é necessário que as pessoas continuem doando sangue, mesmo durante a pandemia. E que a unidade de coleta tem tomado todos os cuidados de prevenção com protocolos de segurança para todos os doadores e funcionários. Patrícia enfatiza que apenas uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. As doações podem ser agendadas ligando para  (73) 3261-1845.

Para doar sangue, as pessoas devem seguir condições básicas. Veja algumas:

Estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não fumar por pelo menos duas horas.