Governador fala de possível retorno às aulas quando a Bahia tiver menos de 20 óbitos por dia

 

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 19/10/20, o governador Rui Costa disseque as aulas devem ser retomadas quando a Bahia atingir um patamar abaixo de 20 mortes diárias pela Covid-19. Afirmou ainda que os protocolos de retorno da educação já estão prontos.

“Estamos avaliando e monitorando junto com a decisão de outros estados. Estamos mais próximos do que distante, do retorno às aulas. Em entrevistas que eu dei há 20, 30 dias atrás, a gente estava no patamar de 40, 50 óbitos diários. Nós caímos para o patamar um pouquinho abaixo de 30: 28, 27", disse Rui Costa.

A redução, segundo o governador, já “encoraja para retomar as aulas” dentro do protocolo, que, segundo garantiu, já está pronto. “Nós vamos acompanhar mais uns dias só, se a tendência continuar como está se mostrando, ou seja, com redução do número de óbitos, acho que cria condições da gente reprogramar as aulas".

Rui Costa disse ainda que tem recebido muitos pedidos de alunos do nível médio para que haja retorno às aulas. "Eles estão solicitando bastante o retorno e querem concluir sua etapa de estudos, para eventualmente fazer vestibular ou buscar o mercado de trabalho, então vamos dar uma atenção especial a esse público e em breve a gente deve tomar uma decisão sobre isso”, disse o governador.

Na Bahia, as aulas estão suspensas desde o mês de março. O decreto estadual vigente é de suspensão das atividades escolares até 25/10.