O seminário “O Futuro da Viagem” reúne cerca de 500 pessoas

Realizado em 08/04/17 o encontro para discutir “O Futuro da Viagem”, reuniu três grandes operadoras e personalidades do turismo nacional e regional para debater as tendências e perspectivas do mercado na Costa do Descobrimento. A primeira edição do encontro, realizada pela YaaYoo Fusion Thinking, levou cerca de 500 pessoas ao parque de eventos do resort baiano.  O foco é tornar Porto Seguro atrativo pelas experiências que proporciona aos turistas, segundo o diretor geral de Produtos Nacional da CVC, Claiton Armelin.

Os palestrantes apresentaram temas relevantes que prometem mexer com o turismo local. Vivianne Martins, diretora da Academia de Viagens Corporativas, palestrou sobre “O bem-estar no mundo da viagem”, ilustrando as últimas tendências de valorização de experiências, combinando lazer com business e tecnologias para facilitar a vida do viajante conectado. Mediado por Luigi Rotunno, diretor geral do La Torre Resort e idealizador de “O Futuro da Viagem”, a palestra teve a participação do público, que fazia suas perguntas por meio de um aplicativo.

Além de fomentar o turismo, o evento teve caráter social e trouxe à tona um problema que cresce na região: o trabalho infantil. “As crianças menores de 14 anos devem estudar e, independente de qualquer situação econômica, não podem sofrer exploração de trabalho infantil, pois além de ilegal pode acarretar em futuros traumas e interferir em seu desenvolvimento moral, físico e mental”, ressaltou Luigi Rotunno.

O primeiro painel levou ao debate o tema “Como construir um destino turístico” e teve como palestrantes o presidente executivo do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, o superintendente da SINART em Porto Seguro, Carlos Rebouças, o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro, major Anacleto França e o presidente nacional da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Dilson Jathay.

O segundo painel apontou a valorização da cultura indígena Pataxó e a história local e do casario colonial da Passarela do Descobrimento como atrativos competitivos para o turismo em relação a cidades como Alagoas e Porto de Galinhas. Para falar sobre o tema “O novo viajante e a Cultura”, marcaram presença o diretor executivo da ABR – Associação Brasileira de Resorts - João Bueno, o ator e diretor Jayme Periard, também idealizador de projetos sócio-culturais em comunidades indígenas em Cabrália, e a especialista em Marketing, Viviani Tomé.

No terceiro e último painel, “O futuro da venda no turismo” foi tema dos debates entre as maiores operadoras do Brasil. O diretor geral de Produtos Nacionais da CVC, Claiton Armelin, revelou: “Meu sonho é fazer um anúncio de página inteira sobre Porto Seguro com 10 itens atrativos do destino, sem os preços”. Ele ressaltou que esta é a melhor forma de vender, até mesmo do que pelo preço. Daniel Firmino, diretor de Produtos Nacionais & Operações da Flytour Viagens, destacou: “Os viajantes não são fieis a uma marca ou a um local, mas sim ao que o destino faz para recebê-los bem”. E, sobre o assunto, André Rossi, gerente da Visual Turismo – filial Belo Horizonte, alertou sobre as cidades turísticas “concorrentes” que possuem melhor infra-estrutura, que agrega para levar os turistas a estes destinos como internet gratuita na orla e a segurança.


Fonte e fotos: Mídia Mutá