Veracel apresenta alternativas de turismo sustentável a empresários


Uma parceria entre a Veracel e a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, possibilitou um momento único para representantes do trade turístico deste município. Em 06/06/17, na RPPN Estação Veracel, empresários locais, ONGs, gestores de Unidades de Conservação, representantes do Conselho Municipal de Turismo (CMDT) e imprensa local vivenciaram uma experiência com a natureza e compartilharam conhecimentos sobre turismo sustentável. O evento foi realizado como parte das comemorações ao ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, decretado pela ONU, e a Semana Mundial do Meio Ambiente.
Com o tema “Porto Seguro além das praias”, os convidados participaram de uma observação de aves especial e conheceram mais sobre as atividades e experiências de conservação ambiental desenvolvidas pelo Parque Nacional do Pau Brasil (ICMBIO), Borboletário Asas Mágicas, Instituto Baleia Jubarte (IBJ), ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) e pela Associação Despertar Trancoso. As apresentações foram importantes para sensibilizar estes empreendedores para outros atrativos da região que vão além de praia e sol e que também podem gerar emprego e renda.
Um bom exemplo disso é a empresária do ramo de Ecoturismo, Renata Tardin. A empresária acredita que a observação de aves é uma boa oportunidade e que vem somar a essa grande pluralidade de atividades turísticas voltadas para o meio ambiente que existe na Costa do Descobrimento. “O turismo tradicional e o turismo sustentável não competem entre si, mas se complementam. Uma oportunidade como essa ajuda a evidenciar ainda mais o nosso destino como uma grande opção de turismo em diferentes segmentos”, afirmou confiante.
Uma observação de aves bem especial
A observação de aves especial programada para o evento durou cerca de 40 minutos. Nesse período, 19 espécies de aves foram identificadas, sendo uma delas considerada endêmica e ameaçada de extinção: a tiriba-grande.
O projeto de Observação de Aves na Costa do Descobrimento está em estruturação desde o ano passado e vem se fortalecendo na Costa do Descobrimento. Desenvolvido a partir de um arranjo institucional entre a Conservação Internacional (CI-Brasil), a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Estação Veracel, a RPPN Rio do Brasil, o Parque Nacional Pau Brasil e o Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, essa alternativa poderá agregar ainda mais valor ao turismo sustentável da região.


Fonte: Ascom