Conduta em mídia social é analisada em pedido de visto

Imprimir



As redes sociais dos brasileiros são analisadas pelo Departamento de Imigração dos Estados Unidos para emissão de visto americano. A lei entrou em vigor em 25/05/17 e autoriza agentes da imigração a pedirem o acesso às redes sociais dos últimos cinco anos. O solicitante do visto ainda que terá que reportar as últimas viagens feitas até 15 anos atrás.

As autoridades consulares e migratórias poderão requisitar ao solicitante, de qualquer visto, passaporte anteriores, cinco anos de dados de redes sociais, endereço de e-mail, últimos números de telefones utilizados, histórico de empregos e endereços de até 15 anos atrás. As novas resoluções fazem parte de um esforço para tornar ainda mais rígida a verificação de potenciais visitantes aos Estados Unidos.

Daniel Toledo, advogado especializado em direito de imigração, explica que há uma série de novos procedimentos nos consulados e um critério mais rigoroso que visa uma análise detalhada. “É preciso que haja estrutura e planejamento. O visto não pode se adaptar a pessoa. Não tem como maquiar dados ou números e tentar burlar alguma exigência, pode sair muito mais caro”, aponta.


Fonte: Ascom Loyalty