Voo Panamá-Salvador entra em operação e intensifica o fluxo turístico


Com duas frequências semanais, o novo voo internacional entre a Cidade do Panamá e Salvador já está em operação. A rota é oferecida pela companhia aérea Copa Airlines e aproxima a Bahia de importantes mercados emissores das Américas. Os passageiros do voo inaugural foram recebidos na madrugada do dia 25/08/18, no Aeroporto Internacional de Salvador, por baianas tipicamente trajadas, que simbolizam a hospitalidade do povo baiano.

O secretário estadual do Turismo, José Alves, afirmou que a operação do voo Panamá-Salvador representa a consolidação de importante parceria entre os poderes público e privado. “A nova rota é fruto de uma série de ações planejadas e investimentos realizados em conjunto desde o ano passado com o objetivo de ampliar o fluxo turístico”, destacou.

O trabalho executado pela Setur integra o plano estratégico do Governo do Estado visando intensificar a promoção do destino Bahia para incremento da atividade turística e geração de empregos. Para tanto, foi formulada campanha promocional e criado fundo de marketing para investir com a companhia aérea na divulgação da nova rota. “Os novos voos também são boa alternativa para os baianos que poderão viajar com maior conforto”, acrescentou José Alves.

Para quem sai da Bahia há vantagens significativas, como as conexões (Caribe, São Francisco, Los Angeles, Miami, etc.) mais diretas que livram o passageiro de burocracia e economizam tempo”, assinalou o subsecretário do Turismo, Benedito Braga. Dá para estender a passagem e ficar na Cidade do Panamá alguns dias sem pagar a mais por isso (stopover sem taxas).
Vice-presidente global de vendas da Copa Airlines, Christophe Didier destacou a importância do voo do Panamá para a Bahia. “A Cidade do Panamá é o principal hub da América Latina. Com isso, a Bahia passa a estar conectada a cerca de 80 mercados emissores de 32 países das Américas do Norte, Central e do Sul e Caribe”, explicou. A companhia aérea escolheu a cantora Margareth Menezes para ser a embaixadora do Panamá na Bahia.

Batismo

Após o pouso, o Boeing 737-800 passou pelo ritual de batismo com jatos d’água. A aeronave utilizada na ligação entre a Cidade do Panamá e Salvador tem capacidade para 160 passageiros, sendo 16 em classe executiva. O voo sai do Panamá as terças e sextas-feiras, às 15h24min, chegando à capital baiana à 00h30 (horários locais). Já o voo de volta decola do aeroporto internacional de Salvador as quartas-feiras e sábados, à 1h45, chegando ao Panamá às 6h39.

Segundo Emerson Sanglard, diretor da Copa Airlines no Brasil, a rota tem registrado boa procura. O voo inaugural chegou a Salvador com 80% de ocupação. “É uma taxa saudável. Estamos inaugurando uma ligação importante para a geração de fluxo receptivo e também emissivo”.

Participaram do receptivo, no Aeroporto de Salvador, o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila; a diretora de Promoção da Bahiatursa, Regina Ahmed; o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA), Jorge Pinto; a vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-Bahia), Renata Prosérpio; e o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Antônio Barretto Júnior.

Malha aérea

Com o novo voo da Copa Airlines, a Bahia passa a receber voos internacionais regulares semanais de sete países, incluindo Portugal (Lisboa), Espanha (Madri), Argentina (Buenos Aires), Colômbia (Bogotá), Cabo Verde (Ilha do Sal) e Estados Unidos (Miami).


Fonte: Ascom/Setur - Foto: Tatiana Azeviche