Arraial d’Ajuda quer receber com muito mais luz quem chegar nesse Verão

Desde 8 de dezembro, o Arraial d’Ajuda está com uma iluminação especial de fim de ano, desde o início da Estrada da Balsa até a Fonte da Santa, na ladeira de acesso ao Centro. É a realização do Projeto Arraial Luz 2018, fruto da ideia da bancária Tharly Trassi, que, além de iluminar a cidade de forma especial, serve como um lindo cartão de boas-vindas pata os turistas e moradores que cruzarem o rio Buranhén.

Tharly Trassi mora no Arraial d’Ajuda há 27 anos. Em novembro do ano passado, ao ver o distrito triste, escuro e sem decoração natalina, mesmo sendo uma localidade turística, teve a radiante ideia de iluminar a chegada do distrito. “Ao chegar ao Arraial, passando pela Estrada da Balsa, por uns quatro quilômetros de casas, é muito escuro. Aí comecei a pensar que a gente poderia fazer do local uma passarela.”

Cheia de desafios, atraiu muitos colaboradores, certa de que cada um podia fazer algo para ornamentar com luzes as fachadas da própria casa, hotel, pousada ou restaurante, e depois disso, juntar a comunidade para iluminar um ponto turístico da localidade. Assim aconteceu e nasceu o projeto.

Em 2017, o ponto escolhido para iluminação comunitária foi a Praça dos Pescadores, perto do parque aquático, ao lado de uma saída para o mar, e onde, segundo a moradora, era um lugar sujo, escuro e que abrigava moradores de rua. “Pedimos à administração para limpar. Tiraram uns três caminhões de lixo. Aos poucos, o projeto foi se tornando realidade. Um vereador deu o fio, eu comprei as luzinhas, empresários me deram dinheiro para comprar os holofotes, a gente iluminou e fizemos uma festa de inauguração na praça, revitalizamos aquela área.” Atualmente, a comunidade continua cuidando do espaço sinalizando para a administração sobre a importância de aparar a grama e outras necessidades de manutenção.

Homenagem à Santa

Para 2018, a ideia é homenagear a Igreja de Nossa Senhora d’ Ajuda, pelo seu aniversário de 470 anos. A sugestão é de um amigo folião que, assim como Tharly, gosta muito de festa. O objetivo é iluminar e revitalizar a Fonte da Santa. E, com a prática anual, incluir o Arraial d’Ajuda no circuito turístico de iluminação decorativa.

A previsão é de que a iluminação permaneça até o Carnaval de 2019. E para presentear os participantes, o público elege a melhor ornamentação, premiada com o troféu Canto da Alvorada.

A participação é livre e, segundo a idealizadora, este ano, a experiência atraiu a colaboração de muita gente. “O palhaço se vestindo de Papai Noel, o eletricista fazendo as instalações de graça, e a decoradora doando o projeto. “O padre Cassemiro – reitor do santuário de Nsa. Sra D’Ajuda - ficou muito feliz e abraçou a causa, contatando o Iphan, eu fui à Secretaria de Turismo, enfim, a gente vai crescendo, até chegar ao objetivo. É para o turista chegar e falar assim: ‘vamos, no período de Natal para Porto Seguro, que é bonito’. Vamos trazer turismo para a cidade. Todo mundo acaba ganhando com isso. Essa é a intenção.”