Setur quer ampliar para 200 os municípios no Mapa Turístico

Técnicos da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) realizaram, no dia 09/05/19, na prefeitura de Feira de Santana, nova Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O objetivo é incentivar a inclusão ou manutenção de municípios com potencial turístico no mapeamento realizado pelo Ministério do Turismo (MTur).

A Bahia possui hoje 150 cidades reconhecidas como turísticas. A meta da Setur é ampliar para 200, ampliando a participação do setor na economia do Estado. Nesta etapa, as explanações foram dirigidas a gestores e representantes de municípios da zona turística Caminhos do Sertão, que não estiveram presentes em um primeiro encontro, realizado em abril, na Setur.

A reunião de hoje teve a presença de 50 participantes, representando os municípios de Santa Bárbara, Cipó, Itapicuru, Euclides da Cunha, Aramari, Monte Santo, Serrinha, Teofilândia, Santo Estevão e Ribeira do Pombal, dentre outros. Também estiveram presentes à reunião o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, e o presidente da Câmara de Vereadores local, José Carneiro.

“Nessas oficinas procuramos incentivar os municípios a se credenciarem para ingressar no Mapa, mostrando a importância da atividade turística para a economia e também sobre os critérios obrigatórios para a inclusão”, afirmou o diretor de Regulação e Certificação da Setur, Divaldo Borges, um dos expositores, ao lado do superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila.

Desenvolvimento

Além de reconhecer o potencial turístico de destinos brasileiros, o Mapa do Turismo auxilia no desenvolvimento de políticas públicas para o setor, como promoção e novos investimentos. Uma vez inserido no mapa, o município também se habilita a captar investimentos públicos com recursos federais.

Os critérios para ingressar no mapa são, dentre outros, comprovar a existência de um órgão municipal de turismo, com dotação orçamentária para a área, e possuir um conselho municipal de turismo em atividade, além de assinar termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.

Atualmente, a Bahia possui 150 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. As atualizações são realizadas de dois em dois anos. Os municípios têm até 1º de julho para cadastrar os documentos no sistema do MTur, no site www.sistema.mapa.turismo.gov.br.


Fonte: Ascom/Setur GOVBA