Fazenda Bom Sossego promove experiência inédita de turismo

 

Uma parceria entre o município de Porto Seguro, empresas e a plataforma de hospedagem online Airbnb está proporcionando novas experiências para quem vem visitar a cidade e para o morador, que é treinado para ser anfitrião. Uma delas, é a Fazenda Bom Sossego, cujo passeio proporciona a Açaí Experience, uma imersão em todo o processo de produção da fruta até o consumo.  O objetivo é promover um turismo mais inclusivo, responsável e sustentável.

A agrônoma Juliana Dória, 25, filha dos proprietários, é quem recebe os visitantes. A experiência começa na sede da fazenda e envolve uma caminhada para conhecer parte dos 800 hectares e a agroindústria, produtora de coco verde, cupuaçu e açaí. Parte da produção segue para fora do estado. Mas quem chega à fazenda tem o privilégio de provar dessas delícias, a começar pela água de coco ou um suco fresco, logo na chegada. Além disso, podem participar da colheita, se for época. A visita passa pela indústria, onde acontece do processamento à embalagem para consumo e é concluída no pequeno restaurante rústico, com a degustação de açaí e comidas feitas com produtos da fazenda.

 O passeio custa R$ 100,00 e a fazenda fica situada a sete quilômetros da Orla Norte. Podem participar dessa experiência pessoas de todas as idades, com capacidade para andar cerca de 1,5 km. A caminhada é leve e viável para crianças de qualquer idade. A área é da família desde 1983. Juliana se diz apaixonada pelo que faz. “Meu conhecimento e amor pela fazenda, assim como por receber visitantes em nossa casa e mostrar nosso trabalho pioneiro na região, me estimulam a conduzir os visitantes em uma experiência inesquecível nas plantações de frutas”, afirma a jovem.

Preparando o terreno

Uma pesquisa divulgada pela Airbnb mostra que 69% dos turistas querem visitar um bairro ou região específica; 68% querem viver como um local; 48% consideram a atividade mais sustentável e 60% gastam mais na vizinhança em que se hospedam.

A coleta de informações está transformando essa pesquisa em serviço e potencializando outras atrações do destino. Dentro das ações implementadas pelos parceiros, estão a capacitação das comunidades locais, culminando no lançamento da proposta, participação de mais de 100 pessoas nos workshops de experiências e 15 experiências formatadas, além de dois Guias de Experiências concluídos.

A parceria também rendeu a produção de conteúdos turísticos sobre a cidade e a criação de páginas exclusivas de promoção do destino.


Fotos: Airbnb/Divulgação