A Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro publicou nota, dia 18/03/20, informando que, por determinação dos decretos Municipal (10.672/20), estaduais (19.549/20, 19.529/20 e 19.532/20), Lei e Instrução Normativa federais (6.437/20 e nº19/20, respectivamente) e portaria do Ministério da Saúde (365/20), os equipamentos turísticos Casa da Lenha, Museu Municipal (Cidade Histórica) e Parque Municipal Marinho Recife de Fora terão suas atividades suspensas, por hora, até o dia 16/04/20.
Na nota, informa que as secretarias também tiveram seus horários reduzidos e funcionarão das 8h às 14h, e servidores públicos que apresentarem quaisquer sintomas da doença deverão passar por avaliação médica e, em caso positivo, notificados e afastados. Pessoas que possuam idade superior a 65 anos trabalham em home office até segunda ordem.
Interrupções
A secretaria reforçou a informação de que, durante 30 dias, e seguindo as mesmas determinações, alguns estabelecimentos, como Morocha, Resort La Torre, Nauticomar, Arraial d’Ajuda Eco Parque, entre outros, já anunciaram via redes sociais, que optaram pela interrupção espontânea de suas atividades.
Transporte
De acordo com as determinações, a partir das 0h do dia 20/03, sexta-feira, obedecendo ao decreto estadual, os veículos de uso coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, que fazem o transporte intermunicipal (Eunápolis, Cabrália, Teixeira de Freitas, Prado, Itabuna, Salvador, entre outros) e interestadual, em Porto Seguro estarão proibidos de trafegar, por dez dias (exceto para deslocamento de trabalhadores residentes em municípios próximos a Porto Seguro e seus distritos). Os veículos turísticos (ônibus, micro-ônibus, vans e similares de excursão) estão impedidos de entrar. E os que ainda se encontram em Porto Seguro devem retornar ao seu destino de origem, até às 0h, da próxima segunda-feira, dia 23/03.
Dúvidas e denúncias
A Secretaria de Saúde disponibilizou um telefone de contato para esclarecer dúvidas e informações sobre o novo coronavírus. O telefone também poderá ser utilizado para denúncias em caso de pessoas que apresentem a doença e não cumpram a quarentena. O número é (73) 98816-9930.
Ao final, diz a nota: “ressaltamos também que todos devem fazer a sua parte para auxiliar na diminuição da propagação do vírus, como a higienização das mãos e isolamento social, obedecendo às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e aos decretos municipais, estaduais e federais”.