Homenagem à Rainha do Mar

Publicado na edição 402 do Jornal do Sol

Pelo 3º ano consecutivo, celebrou-se na cidade de Santa Cruz Cabrália e arredores o Festival da Lagosta. Entre 15 e 25 de novembro os restaurantes da região prepararam surpresas especiais elaboradas com a rainha do mar. Abundante por aqui e extremamente versátil, a lagosta aparece em pratos variados como moquecas, ceviche, massas, risotos, podendo também ser flambada ou grelhada.

Para este ano, o festival ganhou um novo atrativo: uma banca de júri irá selecionar os melhores pratos numa maravilhosa e saudável competição onde quem ganha, com absoluta certeza, são os visitantes que podem saborear os mais variados pratos. Como chef participante estou realmente ansioso com mais essa edição, já que a última teve uma grande repercussão e movimentou todos os restaurantes envolvidos, além do comércio local.

O prato que executei neste festival foi o Arroz Suculento de Lagosta e Abóbora com Redução de Melaço e Tamarindo, e claro, compartilho a receita aqui. Afinal, comida boa deve ser dividida e multiplicada!

Arroz Suculento de Lagosta e Abóbora

Ingredientes (para duas porções):

1 lagosta inteira, 150 g de abobora jacaré em cubos médios, 25 ml de azeite extra virgem, 150 g de arroz arbóreo, 50 g de cebola branca em cubos pequenos, 15 g de alho picadinho, 50 ml de vinho branco, sal a gosto, pimenta do reino branco a gosto, páprica doce e picante a gosto, salsinha picadinha a gosto, 1 unidade de limão siciliano, 50 ml de melaço de cana, 25 ml de tamarindo em pasta, 5g de sementes de cardamomo, 100 ml de água, 30 g de queijo parmesão, 25g de manteiga.

Modo de Preparo:

Primeiro limpe a lagosta. Depois corte em cubos e tempere com sal, pimenta, páprica e limão siciliano. Coloque a casca da lagosta em água fervente e faça um caldo.
Em outra panela, misture o melaço, água, tamarindo e o cardamomo e deixe cozinhar em fogo baixo até que reduza e tenha uma consistência de molho grosso.
Numa caçarola, coloque o azeite e a lagosta temperada. Após selar rapidamente, remova a lagosta e reserve. Depois acrescente a cebola e o alho. Quando murcharem, coloque a abobora em cubos e adicione um pouco do caldo preparado anteriormente. Espere que a abóbora fique al dente. Acrescente o arroz arbóreo, o vinho branco e o resto do caldo de lagosta para que cozinhe o arroz. Quando o arroz estiver quase pronto, devolva a lagosta em cubos para a caçarola.  Ajuste os temperos do arroz e finalize fora do fogo com o parmesão ralado, salsinha e a manteiga - mexendo bem rápido. Sirva no prato com a redução de melaço de cana e tamarindo.  Bom apetite!


Caio Silva é um paulista apaixonado por gastronomia. Atualmente, é chef de cozinha no Hotel Campo Bahia