Tempo de refletir e celebrar

Publicado na edição 407 do Jornal do Sol

No mês de abril celebramos a Páscoa, que é a ressurreição de Cristo. Renovamos a fé de que dias melhores virão após a tempestade. Todo esse período de Quaresma que antecedeu a Páscoa, serviu para reflexão interior, afim de nos tornarmos seres humanos cada vez mais espiritualizados e sempre em busca de um mundo melhor.

Principalmente nos dias atuais, em que estamos correndo pra lá e pra cá, às voltas muitas vezes com tragédias e tristezas. Devido a tudo isso, torna-se absolutamente necessário tomarmos um tempo para nós mesmos refletirmos sobre nossas ações. Ajudar ao próximo e praticar a empatia são ações essenciais para nossa evolução pessoal e do planeta. Dias mais felizes estão por vir e só depende de nós! Basta acreditar e colocar em prática.

Para a receita desta edição, vai um clássico que deve ser o favorito de 99% das famílias brasileiras nessa data: o famoso bacalhau! Essa é uma receita que aprendi nesses anos de carreira e fui adaptando ao meu gosto. Bom apetite!

Bacalhau à Moda do Chef (serve 6 Pessoas)

Ingredientes

1,5 kg de bacalhau salgado, 800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm, 2 cebolas grandes fatiadas, 2 dentes de alho picadinhos, 2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes, salsa picada, 100 g de azeitonas pretas sem caroço, 1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar), 3 ovos cozidos, azeite para regar, sal a gosto.

Modo de Preparo:

Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 3 vezes. Desfie e reserve.

Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada. Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve.

Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o bacalhau, as azeitonas e o cheiro-verde.

Tempere com 1 colher (chá) de sal e regue com o azeite. Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem. Finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150°), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente".

 Sirva em seguida com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência. Se sobrar, sirva frio no dia seguinte. É uma delícia também!


Caio Silva é um paulista apaixonado por comida. Atualmente chef de cozinha no Hotel Campo Bahia

© 2019 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade