Mães que amamentam: qual a melhor alimentação

Neste mês em que se comemora o dia das mães, quero abordar um tema sempre corrente entre as mulheres que é a questão da alimentação durante o período de amamentação. Neste período, a mulher fica com muitas dúvidas a respeito de quais alimentos deve comer para melhorar a produção de leite e não prejudicar o bebê.

Geralmente, uma alimentação bem balanceada rica em legumes, frutas, leite, carnes, ovos e grãos já é o suficiente para a adequada produção de leite e para manter a saúde da mãe e do bebê. Mas algumas questões devem ser consideradas:

- O consumo de calorias deve ser adequado com o peso que se ganhou ou não durante o período de gestação.

- A mulher que está com seu peso ideal, ou seja, não ganhou peso extra, deve acrescentar 500 calorias a mais em sua alimentação tradicional.

- Já para a mãe que ganhou peso, o ato de amamentar ajuda na sua redução, neste caso o recomendado é acrescentar apenas entre 300 a 400 calorias a mais na alimentação habitual. Estas calorias serão utilizadas pelo corpo para a produção do leite necessário para a alimentação do bebê.

- A quantidade de líquidos deve ser bastante aumentada, já que boa parte do leite é água e quanto mais hidratada a mãe estiver, mais leite ela produzirá. Capriche no consumo de leite, sucos e chás. É recomendável que antes de iniciar a amamentação a mãe beba de um a dois copos de água ou chá. A quantidade ideal varia de três a quatro litros de líquidos por dia.

- Evite alimentos muito condimentados e industrializados que podem comprometer o sabor e a qualidade do leite, provocando gases e dores abdominais no bebê.

- O café deve ser consumido com moderação de 100 a 150 ml por dia, por conter a cafeína, que é uma substância que pode passar para o leite materno e dele para o bebê. Algumas crianças podem ficar agitadas ou terem problemas para dormir, além de aumentar as cólicas.

- É importante saber que quando se bebe álcool uma pequena parte deste passa para o leite materno e vai para o bebê. O organismo leva aproximadamente duas horas para se livrar do álcool. Devido a isso, é recomendado que as mães esperem duas horas após tomar uma bebida alcoólica, para amamentar.

- Para se iniciar uma dieta durante o período de amamentação deve-se consultar uma nutricionista, que é a melhor opção para elaborar um cardápio adequado, com refeições e lanches saudáveis.

Saúde a todas as mães!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista, especialista em obesidade e emagrecimento

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