Reeducação alimentar

Publicado na ed. 402 do Jornal do Sol

Atualmente, o termo reeducação alimentar é muito comentado, tem-se como se fosse o grande “segredo” para se obter redução de peso e uma vida mais saudável.

Vamos entender o que é isso?

Quando nascemos e, durante toda a nossa vida, seguimos hábitos alimentares que fazem parte da nossa cultura, tanto do que comem nossos avôs e pais, como das tradições da região onde vivemos.

Mas, diariamente, a mídia, médicos e demais profissionais da saúde fazem alerta a respeito de alimentos que devem compor os nossos hábitos alimentares. São dicas de alimentação que evitam o sobrepeso, a hipertensão, o aumento do açúcar no sangue, do colesterol etc. E aí nós perguntamos, será que minha alimentação é balanceada?

Neste momento é que entra a reeducação alimentar, que consiste num processo de aprendizagem e de mudança comportamental, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura de cada pessoa. Neste processo é importante entender que alimentos saudáveis não são apenas frutas, legumes e produtos light. Todos os alimentos são permitidos deste que consumidos em pequenas quantidades e com moderação.

Agora, como saber o que é considerado pequenas quantidades e o que é moderação? Aí entra o acompanhamento com o profissional de nutrição que vai avaliar o que é necessário para cada pessoa individualmente; principalmente levando em consideração as atividades que cada um desenvolve, a idade do indivíduo e se existe alguma doença pré-existente.  

Entretanto, e de maneira geral, existem algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:

- Beba de 6 a 8 copos de água por dia;

- Abuse de frutas, saladas e legumes;

- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;

- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;

- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;

- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;

- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade. Prefira doces caseiros e chocolate meio amargo;

- Pratique atividade física pelo menos três vezes por semana.

Se você deseja, realmente, melhorar sua saúde através de uma boa alimentação, inicie incluindo essas dicas no seu cotidiano e procure um profissional de Nutrição para aprofundar o seu novo projeto de vida saudável.

Saúde a todos!


Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento

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