Período de campanha é o menor da história

Resultado de imagem para urnas eletronicas

A campanha eleitoral 2018 começou oficialmente no dia 16/08/18. E no dia 31/08, começou a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Desde a redemocratização, na década de 1980, essas são as eleições com a campanha mais curta. Fruto do descrédito da classe política e das limitações ao financiamento por Pessoas Jurídicas. De acordo com a Lei nº 9.504/1997, que trata da propaganda eleitoral, veja o que os candidatos podem fazer:

- É permitido funcionar, das 08h00 às 22h00, alto-falantes ou amplificadores de som nas suas sedes ou em veículos.

- Os candidatos, os partidos políticos e as coligações podem realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 08h00 às 24h00, podendo o horário ser prorrogado por mais 2 (duas) horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.

- É permitida a propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

- Até as 22h00 horas do dia 6 de outubro de 2018, pode haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

- É permitida a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução, na Internet, do jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide.

O TRE-BA está orientando os eleitores a levar a colinha (imagem abaixo), para usar na hora de votar. Na colinha, o eleitor deverá anotar os números dos candidatos de sua preferência. Usada corretamente, a colinha evita confusões e auxilia o voto no candidato escolhido, diminuindo o tempo e conferindo praticidade na hora de digitar os números. 

 

 

© 2019 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade