TRE faz balanço das eleições no 1º turno na Costa do Descobrimento


Em coletiva à imprensa nesta segunda-feira, dia 08/10/18, o juiz André Strogenski, das 121ª e 122ª zonas eleitorais, que abrange Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, classificou o primeiro turno das eleições 2018 como tranquilo, com grande participação popular e sem transtornos que comprometessem o curso normal do pleito. Segundo o juiz, houve o registro de apenas sete ocorrências sem relevância e sem gravidade. “Os eleitores foram às urnas em um ambiente tranquilo onde todos puderam exercer livremente o exercício da cidadania através do voto”.

De acordo com Tibério Coelho, juiz eleitoral da 122ª zona eleitoral, era esse o objetivo da Justiça Eleitoral: proporcionar um ambiente tranquilo aos eleitores e a possibilidade de uma eleição sem atropelos, de forma que todos pudessem atuar de forma democrática, inclusive com a participação acima da expectativa. “Observamos que as abstenções foram abaixo do esperado. Mesmo com filas demoradas, os eleitores esperavam para exercer seu papel”.

A promotora de justiça, Dr. Michelle Roberta, destacou que o processo de votação brasileiro está consolidado. “Mais uma vez, as urnas eletrônicas demonstraram a sua eficiência. Em mais de 300 urnas, nós tivemos problemas em apenas 1% delas, que tiveram que ser substituídas e o resultado foi de forma dinâmica e rápida. Portanto, a cada eleição nosso processo de votação se consolida cada vez mais para o futuro”.

© 2019 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade