Desfile do Bloco das Fraldas

Categoria :
CARNAVAL 2019
Data:
1 de Março de 2019 17:00
Local
Nosso Point, antigo Brasileirinho - Rua das Filgueiras - Pacatá
Porto Seguro

Eles são irreverentes e engraçados. Os “meninos” do Bloco das Fraldas vão sair este ano com fraldas estampadas com temas infantis que remetem aos mimos usados para amansar os bebês mais travessos. É garantia de muita cor e graça.

Segundo o coordenador do bloco, Renato Pestana, as fraldas estarão disponíveis em diversas estampas e cores. Este ano, o bloco, formado por 340 foliões, sentiu necessidade de fazer um recadastramento e está solicitando que os participantes compareçam no Bar do Novenal, na Tarifa, de segundas às sextas-feiras, pela manhã e à tarde, para preencher um formulário com informações pessoais e disponibilizando uma foto para identificação.

O recadastramento visa atualização de dados e melhor organização do bloco, segundo o coordenador. “Pela primeira vez estamos tentando melhorar o controle dos foliões. Com o crescimento, isso ficou mais complicado e a gente resolveu informatizar.” Fazem parte do bloco 340 pessoas, mas todos os anos, são reservadas 270 vagas para quem quiser ir à folia fantasiado. Até agora, 120 foliões já se cadastraram. Quem não se cadastrar, vai ficar de fora.

O desfile do Bloco das Fraldas será no dia 1º/03/19, com concentração às 17h, no Nosso Point, o antigo Brasileirinho, em frente ao Centro de Cultura. “Será a fantasia mais bonita de todos os tempo”, garante Renato.

História das Fraldas

“Em dezembro de 1975, alguns amigos, voltando da praia, e depois de terem tomado muita cachaça” – assim disse o diretor Renato, resolveram fundar um bloco de Carnaval. Eles se organizaram e saíram no Carnaval de 1976, com o nome Unidos do Pacatá, e posteriormente, teve o nome de Filhos da Kojac.

O abre-alas do bloco tinha um casal – cuja cena era protagonizada por dois homens, com um deles vestido de mulher, já que o bloco é essencialmente masculino; e os demais componentes vinham atrás e representavam os filhos do casal, usando fraldas, babadores e chupetas. Já naquela época, eram acompanhados por uma charanga e movidos a cerveja num carro de apoio.

Eram isolados do público por uma corda conduzida pelas esposas, namoradas e demais familiares. O ingresso de novos foliões se dava por uma indicação dos participantes e aprovação da diretoria. Assim foi por 30 anos. Na última década, com o crescente número de participantes, o bloco foi se profissionalizando, novas regras foram criadas e outras mantidas e o nome mudou para Bloco das Fraldas.

 
 

Todas as Datas:

Datas: 1 de Março de 2019 17:00

Fornecido por iCagenda

© 2019 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade