Mapa turístico 2017
Fisio

Secretaria lança campanha de ocupação de espaços culturais

Estão abertas até 16 de abril/17 as inscrições para o acesso a 17 espaços culturais na capital e no interior da Bahia, incluindo Porto Seguro. A convocatória ‘Ocupe Seu Espaço’, lançada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), visa estimular projetos e ideias de produtores e democratizar o acesso aos espaços públicos. Podem participar propostas artístico-culturais dos mais variados setores, como teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, performances, discotecagem, economia criativa e culturas populares, entre outras modalidades.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, a campanha tem o objetivo de intensificar atividades que estimulam a cultura em locais que já têm essa vocação. “Queremos fortalecer uma ação que fazemos durante todo o ano, de dinamização desses espaços. Somente em 2016, nós tivemos mais de 1,7 mil eventos nesses espaços, o equivalente a 4,8 mil sessões. Somamos quase 500 mil pessoas utilizando esses lugares com produções culturais muito diversas”.

O superintendente acrescenta que “o ‘Ocupe seu Espaço’ vem reforçar essas ações, envolvendo mobilização de público, reconhecendo os perfis desses ambientes e promovendo a diversidade cultural no nosso estado”. A campanha está aberta para utilização de salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso dos espaços culturais.

Os eventos e manifestações devem ser agendados para o período de 5 de maio a 31 de agosto. As propostas serão avaliadas por uma comissão levando em consideração aspectos como mérito artístico, relevância da proposta e viabilidade da execução. As inciativas selecionadas terão uma isenção de 50% do valor da pauta dos espaços.

Espaços disponíveis

Na capital, estão disponíveis agendas no Espaço Xisto Bahia, nos Barris, Cine-Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, e na Casa da Música, em Itapuã. No Subúrbio Ferroviário, a campanha disponibiliza o Espaço Cultural Alagados, no Uruguai, e o Centro Cultural Plataforma. Além de Salvador, a iniciativa contempla cidades no interior, a exemplo de Lauro de Freitas, Santo Amaro, Guanambi, Jequié, Itabuna, Feira de Santana, Alagoinhas, Porto Seguro, Juazeiro e Valença.

Para o coordenadora do Espaço Xisto, Ninfa Cunha, a ideia é aproveitar ao máximo as possibilidades dos equipamentos. “O Xisto e os outros espaços culturais estão abertos para a diversidade, não apenas das linguagens artísticas, como de público também. Queremos promover ações para tudo e para todos. Aqui, por exemplo, não temos só a sala principal, temos as salas de ensaio, um acervo riquíssimo, o foyer e a galeria. Esperamos que os artistas ocupem essas dependências”, afirma Ninfa Cunha.


Fonte: Governo da Bahia - Foto: Elói Corrêa/GOVBA

 

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Site desenvolvido em Software Livre
Jornal do Sol | Todos os Direitos Reservados