Mapa turístico 2017
Fisio

La Torre Resort implanta o Projeto Águas Limpas para tratar efluentes

O La Torre Resort de Porto Seguro, localizado na Praia do Mutá, implantou o Projeto Águas Limpas que coleta e pré-trata seus efluentes, levando-os até um poço de visita da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), localizado em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália. De lá os efluentes seguem para a estação de tratamento. O sistema integrado construído atende o complexo turístico e residencial do La Torre Resort e conta com uma estação elevatória de esgoto, sistemas de bombeamento e uma rede de tubulação de mais de dois km (2.070 m). O novo serviço representa um avanço ambiental, uma vez que o bairro Mutá, é desprovido de saneamento básico, não tendo rede pública de esgoto.

Os motivos que levaram à criação e implantação do projeto foram a poluição visual e sonora dos caminhões limpa-fossa, os maus odores exalados durante o bombeamento (o alto custo operacional mensal dos caminhões da empresa terceirizada também foi levado em consideração em fase de planejamento do projeto). O fator principal, porém, foi a preocupação com o meio ambiente. As fossas sumidouro utilizadas até então eram poços, sem laje de fundo, que permitiam a penetração dos efluentes no solo e, por consequência, a contaminação dos lençóis freáticos da região onde estavam
instaladas, assim como os seus arredores.

As autorizações necessárias à construção do Projeto Águas Limpas foram obtidas já na época da Copa do Mundo de Futebol (quando o La Torre Resort hospedou a Seleção e a Delegação da Suíça e a Presidência e Diretoria da Federação da Alemanha), o que acabou agilizando o diálogo com as instituições, uma vez que, embora tenha realizado uma rede com recursos particulares, esta precisou passar por vias públicas até chegar na estação de tratamento da Embasa.

De acordo com diretor geral do La Torre Resort, Luigi Rotunno, o Projeto Águas Limpas representa um avanço ecológico importante para o resort e para o Mutá. “A sustentabilidade ambiental e a preservação do meio ambiente são fatores importantes da nossa gestão à frente do La Torre Resort. Ações sustentáveis não são mais opção, são necessidade; e um projeto como o Águas Limpas põe em prática o tratamento dos efluentes para uma maior qualidade de vida do Mutá, seus turistas e moradores. Esperamos que possa tornar-se referência para toda a Costa do Descobrimento”, disse. Entre projeto, material e mão-de-obra para a construção, o Águas Limpas do La Torre Resort requereu um investimento de aproximadamente de R$ 300 mil.

Fonte: Mídia Mutá

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Site desenvolvido em Software Livre
Jornal do Sol | Todos os Direitos Reservados