Estilo: você sabe qual é o seu?

PUBLICADO NA EDIÇÃO 411 DO JORNAL DO SOL

 

Para a Consultoria de Imagem, existem sete estilos universais. E a imagem de cada pessoa é composta pela mistura de dois a três desses estilos. Neste texto irei explanar um pouco mais sobre o assunto para que possam entender como funcionam esses conceitos que nos tornam tão únicos em nossa identidade visual.

É sabido que cada pessoa possui um estilo predominante, que diz muito sobre a sua personalidade e essência. É esse estilo que normalmente nos acompanha por toda vida e costuma definir nossa imagem pessoal. Os outros dois estilos são chamados secundários e podem ou não se manifestar durante a nossa vida, estando diretamente relacionados à fase pela qual estamos passando naquele determinado momento.

A seguir, os sete estilos universais, lembrando que eles podem apresentar pequenas diferenças de nomenclaturas apenas:

1) Natural ou Esportivo: nesse estilo a palavra de ordem é conforto. Aqui as pessoas prezam por roupas práticas e casuais, de modelagem básica e leve. Entre as estampas preferidas figuram o listrado e o xadrez, por exemplo. Nos pés reinam as rasteirinhas, tênis e sapatilhas. Como bolsas, as de estilo mochila. Passam uma imagem alegre e despretensiosa.

2) Tradicional: Aqui figuram aquelas pessoas que prezam por roupas com corte reto e poucos detalhes. Discretas, buscam por vestimentas de qualidade e com excelente caimento, e de estampas como a risca de giz. Preferem os sapatos fechados como escarpin e mocassin. As bolsas são estruturadas. Passam uma imagem séria e conservadora.

3) Refinado ou Sofisticado: Esse estilo é considerado o mais elegante de todos. Aqui, a preferência é por roupas de corte e caimento perfeitos, com estampas discretas e detalhes luxuosos; tecidos como o jacquard. Jóias como acessórios e nos pés salto alto. Passam uma imagem de segurança e sucesso.

4) Romântico: aqui se encaixam as mulheres extremamente femininas e doces. Gostam de peças fluidas e de caimento leve. Rendas e babados são bastante presentes. Saias rodadas, de cintura alta e marcad, além dos vestidos longos e fluidos. Nos pés sapatilhas ou sandálias, acessórios delicados e discretos. Passam uma imagem de feminilidade e delicadeza.

5) Sexy: nessa categoria se revela uma mulher que gosta de valorizar as curvas. As roupas são justas, com fendas e decotes. Estampas como animal print figuram como prediletas. As cores são fortes, como vermelho e preto. Nos pés, salto agulha. Acessórios marcantes e que não passam despercebidos. Predomina a imagem de mulher forte e decidida.

6) Dramático Urbano: mulheres nesse estilo abusam da cor preta e dos contrastes de claro com escuro. Preferem peças estruturadas e com design arrojados. Calças jeans destroyed e jaquetas de couro estão entre suas peças preferidas. Usam poucos acessórios. Nos pés sapatos como coturnos ou oxfords. Transmitem uma imagem marcante e moderna.

7) Criativo: aqui nesse estilo encontramos a junção de todos os outros estilos. É uma mulher sem medo de ousar, que mistura texturas e estampas criando um resultado único e exclusivo. Amam sobreposições, toques étnicos e peças vintage. Transmitem uma imagem de independência e originalidade.

E aí, já identificou seu estilo? Se ainda encontra dificuldades, procure a ajuda de um profissional de Consultoria de Imagem, ele com certeza, será a pessoa mais indicada para te orientar na construção de seu estilo pessoal.


Mariana Guerra é mineira que mora na Bahia e consultora de imagem