Floresta 4.0: Veracel lança sistema para controle do melhoramento genético

A Veracel Celulose continua avançando em transformação digital na fábrica e no campo. A empresa está lançando uma ferramenta que digitaliza, compila e reúne, em um sistema único de consulta, o que eram centenas de planilhas com dados de estudos sobre melhoramento genético de clones de eucalipto.

A ferramenta de mercado conhecida como LabWare ELP, implementada e configurada pela parceira LabWare para a empresa, garante ainda mais confiabilidade nos resultados e permite acompanhar de forma segura e assertiva toda rastreabilidade dos dados gerados de cada clone estudado pela área de melhoramento genético da companhia - um processo complexo que analisa milhares de genótipos diferentes e compila mais de 15 anos de estudos de cada um dos clones, tratando uma grande base de dados.

Melhoramento genético

O melhoramento genético é um processo de pesquisa fundamental para o setor de florestas plantadas. A partir desse processo, que acompanha milhares de clones de eucalipto de diversas variações genéticas e idades, serão dadas as recomendações sobre quais deles são ideais para o plantio, levando em consideração características de solo, clima, incidência de chuvas, resistência natural a pragas e doenças, entre diversos outros fatores que garantem a produtividade das plantações.

Com a nova ferramenta, todos os genótipos desenvolvidos têm suas informações registradas em cada uma das etapas, ao longo de todo o fluxo da pesquisa, cujos dados podem ser compilados muito mais rapidamente pelas equipes, podendo até mesmo serem inseridos de modo offline em campo, por meio de dispositivos móveis. A funcionalidade otimiza o tempo dos especialistas, aumenta a segurança dos dados, amplia a qualidade das informações tratadas e reduz as possibilidades de erros.

“Por meio desse projeto, foi possível sair de um cenário em que o registro das informações era realizado com inúmeras de planilhas para um sistema de fácil acesso em que é possível controlar a execução de ações usando perfis de acesso, gerar relatórios rapidamente, bem como registrar quando cada ação foi executada, de maneira a garantir a integridade e confiabilidade dos dados e facilitar as recomendações de plantio geradas pela área", destaca Rômulo Roberto Andronhuc, coordenador de Sistemas TI da Veracel.

“O projeto está em linha com a estratégia da Veracel de se tornar cada vez mais digital, ao mesmo tempo em que mantém a segurança da informação como prioridade”, complementa Carla da Costa Garcia, coordenadora de Melhoramento Genético da Veracel. “Com a nova ferramenta, temos uma centralização de dados que nos permite realizar conclusões das pesquisas de forma muito mais assertiva e por meio de processos mais dinâmicos e seguros. O que antigamente demandava horas diárias de tratamento de dados, agora fazemos em um clique”, conclui Carla.

A ferramenta foi implementada pela LabWare, em parceria com a Veracel para configuração de suas regras de negócio, e poderá ser útil para outras empresas de produção de florestas plantadas, apoiando no fortalecimento e no desenvolvimento do setor.

Sobre a LabWare

Com clientes em mais de 120 países e experiência de 34 anos desde sua fundação, a LabWare é reconhecida como líder mundial no fornecimento de soluções para gestão e automação de laboratórios em nível corporativo, tanto no Controle de Qualidade como P&D. A Plataforma Empresarial para Laboratórios (ELP) combina a premiada solução LabWare LIMS ™ com o LabWare ELN ™, que simula o caderno de laboratório em formato eletrônico, de forma totalmente integrada. A LabWare é um fornecedor de serviços completos, que oferece software, serviços profissionais de implementação e validação de classe mundial, treinamento e suporte técnico, GARANTINDO ASSIM que seus clientes obtenham o máximo de valor de seus produtos. Prestando atenção às necessidades dos clientes, fazendo uso efetivo das principais tecnologias e servindo como um parceiro confiável, a LabWare é referência mundial nesse segmento.

Sobre a Veracel Celulose      

A Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel gera 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda desenvolvidas nos últimos anos.


Texto e foto: assessoria de imprensa da Veracel Celulose

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Combate à Dengue é intensificado em Porto Seguro

Plogging Porto Seguro se torna Utilidade Pública

Sessão da Câmara tem protestos de taxistas e aprovação de projetos culturais

Prefeito assina decreto desobrigando uso de mascaras em ambiente aberto

Indigena Pataxó é morto na Ponta Grande