Festa da Pena começa dia 29, com programação diferenciada

Devido ao distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, a Festa de Nossa Senhora da Pena, que acontece de 29/08 a 08/09/20, será realizada de forma diferente em relação aos anos anteriores. A programação faz parte do calendário regional e tradicionalmente atrai turistas e romeiros, além de movimentar feiras, serviços de hotelaria e comércio em geral. Mesmo com a retorno da atividade de alguns setores da economia portossegurense, a festa levará em conta as necessidades de cuidados preventivos em relação ao Covid-19, segundo o pároco, o frei Manoel dos Santos.   

De acordo com o frei Manoel, todas as missas da novena serão no formato campal, ou seja, realizadas ao ar livre. “Não realizaremos nenhum evento dentro da igreja. E quanto às barracas, ainda não sabemos se vão acontecer. Caso sejam instaladas, serão apenas 30% delas”, diz.

A Festa da Pena começa com a Celebração de Envio e se encerra num domingo inteiro de programação e a Bênção do Santíssimo Sacramento. Todos as noites, haverá novena solene, com Ofício de Nossa Senhora e Santo Terço às 18h; e Santa Missa às 19h. Aos domingos, a programação começa pela manhã. Em 30/08, a Missa Dominical começa às 8h; e dia 06/09, a Santa Missa tem início às 7h. No sábado, 05/09, também haverá Santa Missa, às 7h.

No último dia, 08/09, a programação começa com a Alvorada às 4h30 e se encerra com a Cerimônia e Bênção do Santíssimo Sacramento. As carreatas acontecem aos domingos. Dia 30/08, ela acontece às 18h. E dia 08/09, a procissão e/ou carreata será realizada às 15h.

Fazem parte da programação as homenagens à santa, feitas pelas Forças Armadas, Juventude, Prefeitura Municipal, profissionais da educação e da saúde, religiosos, pastorais e movimentos, pescadores, romeiros e comerciantes. E participam como convidadas paróquias da Costa do Descobrimento.