Campanha mobiliza comunidade na restauração da escadaria do santuário

 

O Santuário da Nossa Senhora d'Ajuda é o ícone mais antigo do distrito e também de todos os Santuários Marianos do Brasil. Em 2019 completou 470 anos e sua presença é considerada uma benção e um desafio, que demanda cuidado e respeito que nem sempre se apresentam espontaneamente.

O complexo do santuário, além da igreja, inclui a escadaria, a fonte sagrada, algumas casas da praça e o Mangueiro da Santa, que precisam de constante manutenção e muitos recursos tanto financeiros como humanos para sua preservação.

Neste sentido, o coletivo Arraial do Bem, que reúne indivíduos e empresas, que considerando o santuário um bem maior, que pertence e, segundo comunidade, traz bênçãos a todos, decidiu apoiar o santuário na revitalização da histórica escadaria, que conecta a Fonte Sagrada à igreja, realizando uma campanha de captação de recursos monetários e humanos.

“A revitalização desta importante área, que atualmente detém pouco destaque, cria um novo atrativo turístico para todo o município de Porto Seguro e em especial ao distrito do Arraial d'Ajuda, aumentando a auto estima da comunidade local e atraindo novos visitantes à cidade”, afirma Naldo Moura, um dos organizadores da campanha.


Para elaboração do projeto artístico foi realizada pesquisa em documentos, livros, sites de internet, além de conversas com antigos moradores, entrevistas com historiadores, arqueólogos e biólogos, criando os temas criativos de cada degrau.O projeto contempla melhorias na iluminação, na vegetação do entorno, e principalmente na infraestrutura dos degraus e corrimãos, com a valorização do percurso por meio de mosaicos, que contará a história do santuário, que se mistura à própria história da comunidade do Arraial d'Ajuda. De acordo com os organizadores, é complementar ao projeto de revitalização da fonte, aprovado pelo IPHAN e pela Diocese.

Naldo afirma que a história do Arraial, a fé dos romeiros, o milagre da fonte, a construção da igreja, as orações e tradições, os povos originais, a fauna e flora serão retratados e eternizados em imagens e frases. “A expressão artística será realizada pelo mosaicista Gabriel Güyrá, morador e apaixonado pelo Arraial, que traz para esta revitalização sua experiência internacional e amplamente reconhecida na valorização de espaços urbanos”, explica.

O tema da campanha será a adoção simbólica dos degraus da escada pelo valor de R$ 200,00 cada. O total arrecadado será totalmente utilizado para pagamento dos recursos necessários para execução completa do projeto.

Todos os doadores receberão, em agradecimento à sua doação, um imã decorado com lindas imagens alusivas ao projeto.

Sobre o artista - Gabriel Güyrá

Desde 2003 trabalhando com mosaico artístico em quadros, objetos decorativos, móveis, pisos, piscinas, murais e escadarias, Gabriel Güyrá possui obras expostas e permanentes no Brasil, Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.  Participou de eventos internacionais como o I Encontro de Arte Urbana em Santiago, Chile, e a II Bienal de Muralismo e Arte Pública em Cali, Colômbia.

Já conduziu diversos workshops em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Búzios, Pompéia, Buenos Aires, Córdoba, Santiago e Cali. Desenvolveu técnicas artísticas próprias e é ponto de referência em se tratando de mosaico contemporâneo e intervenções urbanas. Atualmente está baseado entre a Bahia e São Paulo, onde comanda o coletivo Mosaico Paulista.

Sobre a campanha

Quem quiser contribuir, pode efetuar o depósito na conta aberta especialmente para o projeto: Banco do Brasil; Agência: 2489-9; C/c: 1111111-9; em nome de: Santuário N. S. Ajuda; CNPJ: 01.532.438/0010-74. Os comprovantes de transferência ou depósitos devem ser enviados para o WhatsApp Arraial do Bem (73) 99963-1644. Para maiores informações, o contato poderá ser feito pelo número: (73)  99957-1020 (Naldo).


Fonte: Coletivo Arraial do Bem