Contribuintes têm até 26/03 para pagar IPTU 2021 com desconto

O Município de Porto Seguro disponibilizou o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano de 2021 com desconto de 15%, de acordo com o Decreto 11.839/21, de 1º de fevereiro de 2021, que estabelece o calendário fiscal de arrecadação dos tributos municipais para o exercício financeiro do ano.

Quem estiver com o imóvel em situação regular pode pagar na cota única com 15% de desconto até 26/03/21. Já os que optarem pelo parcelamento poderão fazer em cinco parcelas nos meses de março, abril, maio, junho e julho, sendo que a primeira parcela tem que ser paga também até dia 26/03.

O secretário de Finanças da Prefeitura de Porto Seguro, Alexandre Rapold Haerter, explica que está trabalhando na busca de ferramentas que promovam o aumento da arrecadação. “O IPTU é uma importante maneira de fazermos esse incremento e os contribuintes precisam estar conscientes de que os tributos serão revertidos em melhorias por toda cidade”, explicou.

Os carnês serão distribuídos nos endereços cadastrados, mas quem quiser se antecipar pode consultar os débitos no portal oficial da Prefeitura, pelo link https://portoseguro.ba.gov.br/iptu, ou ainda procurar a Central de Tributos, situada à Avenida dos Navegantes, 333, Centro.

Destino do IPTU

A aplicação do IPTU, um tributo obrigatório, não tem destinação específica, podendo ser usado da forma como a gestão municipal considerar como prioridade. Desta forma, nem sempre o IPTU pago pelo contribuinte poderá ser revertido em benefícios diretamente no seu bairro, por exemplo. Porto Seguro tem um dos IPTUs mais altos da região. Por vezes, moradores de bairros como na Orla, e dos distritos, reclamam de falta de atendimento à necessidade de pavimentação de ruas, muitas das quais bem movimentadas e usadas por moradores e turistas. Falta de iluminação também é um dos problemas mais comuns.


Fonte: Com informações da Secom PMPS e da Redação