Grupo de golfinhos é resgatado em Porto Seguro

Banhistas de Porto Seguro foram surpreendidos dia 26/04/21, pela presença de quatro golfinhos, da espécie orca-pigmeia, na praia de Ponta Grande. Esses mamíferos marinhos, geralmente, vistos em grandes grupos, foram trazidos pela correnteza até à praia, ficando presos na orla por conta da maré baixa e bancos de areia.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Baleia Jubarte, Cippa, Projeto Budião e Coral Vivo foram acionados e enviaram técnicos e uma veterinária para resgatar e acompanhar os procedimentos. Após avaliação da condição dos cetáceos, constatou-se uma fêmea bastante debilitada, ferida na barriga e encalhada próximo à areia, precisando de intervenção médica.

No início da tarde, a equipe técnica e os voluntários no local, com a ajuda de uma lancha disponibilizada pela secretaria, uniram-se para salvar a vida dos golfinhos, escoltando-os até alto mar.

O coordenador de Fiscalização, Mackxuel Campeche, explica que outras situações envolvendo golfinhos foram ocasionadas por redes deixadas de forma irregular no mar e que este encalhe de orcas pigmeias é o primeiro registrado pela secretaria.


Secom - Prefeitura de Porto Seguro

Matérias relacionadas

Para estudiosos, baleias jubarte estão se reproduzindo mais

Filhote de baleia Jubarte é encontrado morto em Trancoso

Veracel e Instituto Baleia Jubarte dão início ao 9º monitoramento aéreo de baleias jubarte no litoral brasileiro

Baleia Jubarte encalhada no Mundaí é enterrada na praia

Baleia jubarte encalha em Trancoso