Ecoar busca doações para construção da nova sede

 

Se existe em Porto Seguro uma nobre missão que casa perfeitamente com a lei do retorno, é o trabalho desenvolvido pela presidente da Ecoar (Associação dos Amigos em prol da Educação, Cultura e Arte em Porto Seguro), Carla Nunes. Diz a lei: “você recebe exatamente aquilo que oferece, aquilo que planta, seja em pensamentos, palavras e ações”. Mais uma vez o universo conspira a favor de um antigo sonho da entidade, de construir sua sede própria, com mais espaço para abrigar crianças, adolescentes e professores que participam do projeto.

Há cerca de uma década, a Ecoar recebeu a doação de um terreno, até maior que o desejo da presidente, no loteamento Gaudi.  Como não possuía recursos para tocar a obra, a entidade emprestou a área para a administradora de loteamento usar como apoio para depósito de materiais, fábrica de blocos etc. Recentemente, o dono da casa que a associação utilizava como sede, no bairro Campinho, precisou e pediu de volta o imóvel. “Acabou que recebemos de volta no Gaudi uma área toda murada, um muro que talvez não conseguíssemos fazer”, comemora Carla.

De quebra, veio também um galpão já pronto, que será incorporado ao projeto da nova sede. E um desafio maior ainda pela frente, de conseguir recursos para tocar a obra. O espaço, com 4 mil e 200 m², terá uma área grande para as aulas de balé, além de cinco salas de música no térreo, mais três no segundo andar. A ideia é ampliar o número de alunos atendidos – atualmente são 180 -, incluindo adultos, nas aulas de balé, orquestra, canto, musicalização e violão.

Procuram-se padrinhos

Para ajudar no financiamento da obra, a Ecoar fez o levantamento do material necessário e em seguida, Carla iniciou uma peregrinação pelas lojas de material de construção. “Fizemos uma relação, como se fosse uma lista de casamento, para doações e negociei com lojas para as pessoas conseguirem bons descontos na hora da compra. Estamos lançando essa lista com o nome das empresas que dispõem do material. Aí as pessoas vão lá pessoalmente, ou depositam o dinheiro na conta da Ecoar”, explica. Os doadores terão seus nomes registrados em uma pracinha que integra o projeto.

Rifa do Dia das Mães

Em comemoração ao Dia das Mães, a Ecoar está realizando uma rifa para ajudar na construção, com o ticket a R$ 20,00. Os participantes concorrem a sorteio de uma cesta de presentes, dia 08/05/21, às 14h, ao vivo pelo Instagram @ecoar.bahia. Alem dos depósitos, os meios  de contribuição/pagamento também são por meio de Pix (CNPJ): 20.830.018/0001-28. Depósitos são feitos na Caixa Econômica Federal (Agência: 3948, operação: 003, Conta corrente: 3475-1).

Outra forma de arrecadar recursos é através da lojinha virtual que está sendo montada, para a venda de ecobags e roupas à base de linho e fios de algodão. Todo o esforço é para que a obra seja concluída o mais rápido possível, trazendo mais dignidade para os atendidos. “Nossas crianças e adolescentes estão há um ano sem escola. Nesse período, aumentou a incidência de gravidez na adolescência e do envolvimento dos meninos com a criminalidade, sozinhos em casa, com os pais tendo que sair para trabalhar”.

Feliz e agradecida com as novas conquistas, Carla deseja agora fortalecer essas pessoas menos assistidas, através da arte e da música. “É muito grande o prejuízo nesse ano de pandemia. Em um momento desses, nos tornamos iguais no sofrimento, na preocupação, no medo. E não podemos deixar esses meninos pra trás”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Amigas do Bem lançam livro em prol do Projeto Ecoar

“Raízes de Porto Seguro” tem inscrições abertas para festival gastronômico

Festival Música em Trancoso é adiado mais uma vez

A alma feminina pelas lentes de um jovem fotógrafo de Santo André