Prefeitura alerta sobre correntes de retorno

Diante dos diversos incidentes ocorridos por falta de conhecimento e descuido de banhistas e moradores, a Prefeitura de Porto Seguro criou um guia sobre correntes de retorno, para alertar a população e visitantes quanto aos perigos e como escapar deles no mar. O debate sobre este assunto também foi pautado na Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 12 de maio, na Câmara Municipal, com a possível colocação de postos de atendimento em toda a orla do município.

Mas o que são as correntes de retorno? São correntes geradas pelo acúmulo de água devido à ação dos ventos e das ondas, que “empilham” água na praia e que por sua vez retornam em velocidade em direção ao mar, atravessando a arrebentação e escavando canais na areia.Ocorrem comumente em praias oceânicas e são uma das principais causas de acidentes com banhistas, podendo levar até a morte!

Ondas

É importante observar principalmente regiões onde não há ondas quebrando e, consequentemente, há menos espuma, que pode indicar uma área com corrente de retorno, pois como elas formam valas na areia, as ondas não chegam a quebrar, em função da maior profundidade.

Segundo o alerta, o mar é um ambiente muito dinâmico e essas correntes podem facilmente, mudar a localização de um dia para o outro, o que pode provocar acidentes. Por isso é importante seguir algumas recomendações como: tomar banho com água no máximo na altura da cintura; ter sempre a supervisão de um adulto, quando as crianças estão no mar e evitar a combinação álcool e mar.

Mas se ao entrar no mar, estiver em uma corrente de retorno, algumas dicas podem auxiliar a saída deste local, como manter a calma; não nadar contra a maré, pois isso gasta energia; olhar para os dois lados em sua volta para determinar a direção que está mais perto para você sair da corrente; nadar lateralmente, em sentido paralelo à areia da praia, até sair da corrente.


 Com informações de Ascom Porto Seguro Imagem: Divulgação  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Confirmadas as atrações do São João de Porto Seguro

Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu terá representante portossegurense

Solenidade da Câmara marca aniversário de Eunápolis

Câmara tem Sessão Especial com debate e lançamento de livros

Curso de Turismo Ecológico é lançado pelo Ministério do Meio Ambiente