Região Oeste se consolida como vetor da expansão urbana de Porto Seguro

Você já reparou como a Região Oeste de Porto Seguro, na saída para Eunápolis, está em franca expansão? Hoje, essa extensa área ao longo da BR 367 abriga uma grande variedade de empreendimentos. Polos educacionais, de comércio, serviços, lazer, loteamentos residenciais e comerciais brotam antes e depois do Anel Viário.

Isso sem falar nas intervenções programadas pela Prefeitura Municipal, que concluiu recentemente a aquisição de uma área de 60.000 m², vizinha ao Anel Viário, para a construção de equipamentos como o Centro Administrativo e a nova e moderna Rodoviária. Há também o projeto da Estação de Transbordo para os ônibus de turismo.

Os loteamentos nessa região, como o Residencial Portobello e o Jardins do Porto, em pouco tempo já contam com mais de uma centena de residências. O Loteamento Residencial Portobello - o bairro mais verde de Porto Seguro, dispõe de lotes de 250 m² a 3.000 m² prontos para construir casas e condomínios fechados.

Dezenas de grandes empresas estão instaladas, tanto no Polo Empresarial Porto Seguro, quanto ao longo do que também é conhecida como “Zona Oeste”. Entre elas, a tradicional AR Turismo, o Centro de Distribuição dos Correios, a Britaki, lojas de autopeças, mecânicas, a fábrica de produtos da rede Frossard Supermercados, a Congrega Bahia, fábricas de blocos, entre outras. O Jornal do Sol apurou que a Coca-Cola adquiriu uma área de cerca de 12.000 m² na região para a construção em breve de uma nova distribuidora.

Polo educacional

No setor educacional, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, oferece vinte cursos e tem cerca de 2.000 alunos ativos. Em janeiro/22, foram abertas 727 novas vagas. São 13 Bacharelados, entre eles “Direito”, “Engenharia Sanitária e Ambiental”, “Jornalismo” e “Oceanologia”; 5 Licenciaturas e 2 cursos de Pós-Graduação: “Ciências e Tecnologias Ambientais” e “Estado e Sociedade”.

Além da UFSB, a Faculdade UniAtenas está praticamente pronta para receber sua primeira turma de Medicina. Essa vai ser a sexta unidade do grupo que começou em Paracatu/MG e está presente também em Passos/MG, Sete Lagoas/MG, Sorriso/MT e Valença/BA.

Seu imponente prédio chama a atenção por quem passa pela Região Oeste. A faculdade aguarda apenas a autorização final do Ministério da Educação para realizar seu primeiro processo seletivo, previsto para o início do segundo semestre desse ano.

Novo aeroporto

E por fim, mas não menos importante, essa região, passagem obrigatória para quem chega ou sai de Porto Seguro, é caminho para o novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, que está sendo construído pelo Governo do Estado em uma Parceria Público Privada (PPP).

Com investimentos de R$ 1,5 bilhão, o próximo passo é publicação do edital de licitação, previsto para esse segundo trimestre. As obras devem durar cinco anos após o início da concessão.

O desenvolvimento impacta também o mercado imobiliário. De acordo com o experiente empresário Cícero Sena, diretor da incorporadora Portobello Empreendimentos e Construções, “os preços dos imóveis na Região Oeste de Porto Seguro poderão ter, num futuro breve, a maior valorização da cidade”.


Matéria jornalística de conteúdo patrocinado

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

UFSB tem retorno de aulas presenciais ainda este mês

Câmara aprova contratação de operação de crédito

O lobo e o cordeiro

Projeto Amigos da Fauna da Veracel completa um ano

ABIH comemora o cancelamento da votação da PEC 110