Paróquias de Porto Seguro celebram o dia de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 16/06, a Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi. A data homenageia o sacramento da eucaristia e é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Segundo a tradição, a festa surge bem antes de sua instituição em 1264, a partir de uma visão da Irmã Juliana de Cornillon - canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII - que teve uma revelação divina, cujo pedido era uma festa em comemoração ao sacramento da Eucaristia.

Sendo assim, desde 1230, a celebração acontecia apenas internamente na Igreja onde havia acontecido tal elã, na Bélgica. Em 1247, a celebração vai às ruas da Paróquia de Saint Martin e toma proporção mundial em 1264, a partir do desejo do Papa Urbano IV. Outra informação importante é que a procissão carregando os Ostensório - objeto que armazena a hóstia sagrada e que para os católicos simboliza o corpo de Cristo  - somente nesse dia deixa o altar e vai para as ruas, a personificação de que Jesus está andando pelas ruas da localidade.

Porto Seguro

Em Porto Seguro, diversas paróquias farão a celebração do Corpus Christi nesta quinta-feira. Na Paróquia N. S. da Pena, as celebrações acontecem as 8h (sem procissão) e as 15h, com a Grande Procissão, ambas realizadas na Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Passarela do Descobrimento, com Transmissão ao vivo pelas redes sociais. @paroquianossasenhoradapena.

Na paróquia de São Sebastião, a Celebração Eucarística será seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, às 19h.

Já em Arraial d’Ajuda, os preparativos para o Corpus Christi já se iniciaram. Já amanhã, dia 16, o grupo de jovens e alguns outros voluntários iniciam, às 7h, a preparação dos tapetes ornamentais. A missa acontece às 17h e, em seguida, a procissão solene. Jogos Friv página web.

Segundo o padre Padre Vilmar Correia, CSSR, pároco em Arraial d’Ajuda, a celebração é uma manifestação pública de Jesus na Eucaristia. “Jesus vem a nós como alimento para nossa alma para nossa caminhada de igreja, para nossa caminhada na igreja e em família. Também é um momento de adoração ao Senhor Jesus, Rei do Universo que diz ‘Quem come a carne tem a vida eterna’”, ressaltou

Tapetes

Os tapetes de Corpus Christi vêm de uma tradição muito antiga. A prática surgiu na região de Açores, em Portugal, no século 13 e foi introduzida no Brasil no período colonial, sendo rapidamente difundida. Hoje é uma prática dos católicos em todos os estados brasileiros.


 Fotos: Paróquia N. S. da Pena

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Ciúme alcoólico: saiba como funciona

Tonhão 2022 traz reflexos positivos para hotelaria de Cabrália

São João de Porto Seguro começa com grande público

Vencedores do Enchefs Bahia representam estado em Prêmio Nacional

Cantora de Porto Seguro é selecionada para reality da Band