Documentos perdidos no São João podem ser recuperados na DelTur

Alem de todo o trabalho realizado pelas Polícia Civil, nos dias de festejos do São João de Porto Seguro, a PC ainda tem ajudado muita gente que acaba perdendo a documentação durante a festa.

Nesta segunda-feira, dia 20 de junho, a Delegacia de Proteção ao Turista (DelTur) divulgou a lista dos documentos encontrados no São João, na primeira semana do evento na Passarela do Descobrimento (Confira a Listagem abaixo). Os documentos podem ser retirados na Deltur.

Já para quem estiver curtindo o São João e encontrar documentos, a Polícia Civil informa que estes podem ser entregues no Posto Avançado da Policia Civil, que fica dentro do circuito da festa.

A PC informa também que documentos encontrados em qualquer localidade em Porto Seguro podem ser entregues na DelTur. O endereço é Rua Itagibá, 139, no Centro de Porto Seguro.

Cuidados

O que fazer quando se perde documentos? Há uma série de ações que o cidadão deve fazer quando se depara com um caso de perda, furto, roubo ou extravio de um documentos pessoais e cartões. A primeira delas é um registro do Boletim de Ocorrência (BO), que deve ser feito o mais breve possível e pode ser realizado, inclusive online, acessando aqui.

No site, além da perda ou extravio de documento ou objeto, podem ser comunicados também furto, estelionato, roubo, acidente de trânsito sem vítima, ameaça, dano, vias de fato, perturbação do sossego, desaparecimento de pessoa, localização de pessoa desaparecida, maus tratos contra animais, violência doméstica contra mulher, racismo, entre outros.

O segundo passo é comunicar os órgãos de proteção ao crédito, onde os órgão pedem o registro do BO, que é cadastrado no alerta no sistema de crédito, caso alguém tente realizar uma operação com os documentos ou cartões. Esta operação também pode ser realizada via telefone ou site dos órgãos Serasa (0800-773-7728 ou site da instituição). 

Os cartões também devem ser bloqueados e, para isso, entre em contato com a central de atendimento de seu banco ou vá pessoalmente comunicar o ocorrido.

Passaporte e 2ª Via

No caso do Passaporte Brasileiro, além dos procedimentos normais, como lavrar Boletim de Ocorrência, e dar entrada nos trâmites para a requisição de uma segunda via, é obrigatório comparecer a um posto da Polícia Federal e comunicar o ocorrido.

Para efetuar o aviso, o titular do passaporte deve comparecer a uma unidade da Polícia Federal munido de um formulário preenchido, que pode ser acessado no site da Polícia Federal, acesse aqui.

Já para solicitar uma nova via do documento pessoal, é importante saber que o procedimento é diferente para cada documento. No caso de Porto Seguro, a maioria deles pode ser realizado no SAC. No local também é possível ter informações sobre os procedimentos para outras documentações. O SAC Porto Seguro funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, por ordem de chegada. O endereço é rua Assis Chateaubriand, 68, Passarela do Descobrimento, Centro.

Confira os documentos encontrados no São João em Porto Seguro:

NOME

DOCUMENTO

Adão Barbosa dos Santos

CNH; RG; 01 CARTÃO

Bernardo Accacio Ramos de Azevedo

RG; SUS; 04 cartões;

Caique B. Silva

01 Cartão

Emerson A. Silva

Cartão

Jorge Araujo Pereira

01 Cartão;

Joelison Santos Jr

01 cartão

Jonathan Lira Ramos

RG; CPF; SUS; 03 cartões

Jose Gomes dos Reis

RG; C. Vacina;  SUS; 03 cartões

Luiz Carlos Gomes dos Santos

RG; CNH; Titulo de Eleitor; C. Vacina; SUS; 01 Cartão

Railda de Azevedo Reis

01 cartão

Rondinele Jesus dos Santos

RG;  SUS

   

Tadeu Luis Gomes de Santana

Carteira Profissional; 01 cartão

Thiago de Jesus Guimarães

RG; CPF; 05 cartões; SUS; Título de Eleitor; C. Vacina

Wadson Sodre Silva

CNH; SUS; 04 cartões; Doc. Moto


 Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sine Bahia divulga vagas para Porto Seguro

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas

Colaboradores do Resort La Torre participam de curso de Libras

Estação Veracel reabre para visitação

Polícia Militar resgata aves silvestres em Santa Cruz Cabrália