Miriam Silva estreia na literatura com obra sobre igualdade racial

A trajetória como militante e a construção da política de igualdade Racial do município de Porto Seguro, este é a temática do livro ‘A História do Movimento Negro de Porto Seguro – Bahia’, da portossegurense de coração Miriam Silva.

O lançamento do livro será realizado no dia 12 de agosto, das 12h às 18h, no evento Sarau Afro Ancestral, que contará com a presença dos musicistas Keila Marcelo, Elizabeth Francisco, Maroon e da percurssionista Nay. Além deles, a Prof Dr.Maria Aparecida Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Escritora

A assistente social Miriam Silva é escritora, ativista, produtora cultural, mestre em Relações Étnico-Raciais, diretora do Instituto Sociocultural Brasil Chama África (ISBCA) e atualmente dirige tambpem o Espaço Cultural Vila Criativa, no distrito de Santo André, em Santa Cruz Cabrália. Sempre ligada a movimentos culturais da região, este é o seu primeiro livro solo.

A obra de Miriam revela a influência do ISBCA no processo de criação da política Municipal de igualdade racial. Segundo o artista Carleone Filho, que assina o prefácio do livro “o Instituto assim como Miriam, sua criadora é, antes de tudo, um exemplo de perseverança e persistência. Suas histórias se entrelaçam a abraçar pessoas e idéias, que comungam valores e reverberam gritos de liberdade. O texto é memorável por seu intuito grandioso por ser construído a partir de percepções e realidades atemporais. Uma obra repleta de reflexões e assim como o Baobá, capaz de acumular a água e saciar a sede, nesse caso, de conhecimento, sobre parte da atual trajetória da luta do povo negro em terras brasileiras”, finaliza.

O lançamento do livro acontece no dia 12 de agosto, em O Livreiro de Porto Seguro. O endereço é Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Rua do Mangue), 298 - Centro de Porto Seguro.


 Foto: Reprodução 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Marinha realiza concurso público para técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica

Com tema Luta pela Vida Indígena, Aragwaksã Pataxó chega a 24ª edição

‘Tazinho: o Homem e o Mar’ é apresentado em dois festivais internacionais

Geladeira que não funciona pode virar biblioteca comunitária

Inscrições para o Esquina do Mundo tem início no dia 1º