Emissão da Permissão Internacional para Dirigir pode ser feita no SAC Digital

Funcionalidade faz parte da cartela de serviços do Detran-BA na plataforma

 Portadores de CNH emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) terão acesso a mais uma facilidade no SAC Digital. A partir da próxima terça-feira (9), a plataforma eletrônica de serviços do Estado passa a emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID Online). Com isso, a solicitação do documento passa a ser feita pela internet e sua retirada estará disponível para todos os postos da Rede SAC onde há atendimento do Detran, tanto da capital quanto do interior do estado, e em unidades descentralizadas do órgão (Ciretrans, Retrans e Postos Avançados).

Para emitir a PID Online, é necessário que o cidadão acesse o endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo do SAC Digital, disponível para Androind ou iOS, pesquisando pelo serviço “Solicitar PID - Permissão Internacional para Dirigir” e preenchendo as informações solicitadas. Feito isso, basta escolher a unidade para realizar a solicitação e pagar a taxa administrativa do Detran-BA na rede bancária. Clientes do Banco do Brasil e Bradesco podem pagar a taxa pela internet. O prazo para emissão do documento é de dez dias.

Vale lembrar que a retirada da permissão também precisa ser agendada. O cidadão pode acompanhar a solicitação do documento na opção “Meus Serviços” do próprio SAC Digital e, quando estiver disponível, marcar sua retirada na mesma unidade onde a solicitação foi feita, através do serviço “Detran – Habilitação – Entrega PID”.

A Permissão Internacional para Dirigir possibilita que o condutor habilitado no Brasil possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam ao princípio de reciprocidade – desde que apresentem o documento junto com a CNH original e dentro da validade. A PID Online tem validade de três anos e apresenta as mesmas informações presentes na CNH, como foto, número de registro e categoria da habilitação, documento de identidade, CPF e data de nascimento.

Com esta nova adição, o SAC Digital passa a oferecer quase 350 serviços de diferentes de órgãos parceiros, sendo 36 deles totalmente online e acessíveis na mesma plataforma. A solução é fruto de parceria entre Saeb e Detran, com colaboração da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).


Fonte: Ascom Saeb