Transporte intermunicipal na Bahia será suspenso no São João

A circulação de ônibus do transporte intermunicipal será suspensa três dias antes e três dias depois do São João, para evitar que as pessoas viajem no período e aumentem as taxas de transmissão do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite de terça-feira, 25/05/21, durante o programa Papo Correria.

“Eu me reuni hoje com o secretário de Infraestrutura [Marcus Cavalcanti] e ele irá publicar a portaria com os detalhes nos próximos dias. Alguns dias antes do São João, vamos proibir a colocação de horários extras e estipular a lotação máxima dos ônibus de 70%. Nos dias mais próximos ao São João, três dias antes e depois, nós vamos suspender totalmente o transporte. Então, funcionará dessa forma para não prejudicar quem precisa fazer uma viagem por necessidade de saúde ou de trabalho, sem estimular que as pessoas se locomovam com a intenção de se aglomerarem em festas e reuniões vinculadas ao período das festas juninas”, afirmou o governador.

Rui também fez um apelo aos comerciantes em decorrência do aumento das taxas de contaminação na Bahia. “Nos ajudem a reduzir os casos de covid-19. Não deixem entrar nas suas lojas quem estiver sem máscara, higienize a mão das pessoas ao entrarem e mantenha a higienização e o álcool gel acessível a todos. Vamos fazer um mutirão pela vida, um mutirão pela saúde, um mutirão pela redução dos casos. Com a sua participação, a gente chega lá, com fé em Deus”, disse.

351.750 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz

Um novo carregamento com vacinas da AstraZeneca/Fiocruz chegou à Bahia na manhã de quarta-feira, 26/05/21. Foram recebidas 351.750 doses do imunizante que, após a conferência da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), serão encaminhadas para municípios do interior baiano ainda na quarta.

As vacinas serão levadas para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador. Após a chegada nas regionais, as doses serão distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega.

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesab, Vânia Vanden Broucke, este lote deve ser utilizado para aplicação da primeira dose. “As aeronaves devem decolar hoje a partir das 13h e esta remessa é para a primeira dose. Neste momento, estamos dando continuidade à conclusão de esquemas vacinais com outros lotes já distribuídos”.

As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Com a nova carga desta manhã, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.

Ainda de acordo com a coordenadora Vânia, neste lote da AstraZeneca não serão destinadas doses para Salvador. Ela explica que um novo lote da vacina da Pfizer, com 37.440 doses, deve chegar até o final da tarde desta quarta-feira (26) e será direcionado, exclusivamente, para a capital baiana.

Sputnik V

O governador comentou ainda que a Bahia vai continuar insistindo pela liberação de importação e uso da vacina russa Sputnik V junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produzindo material técnico e persistindo na ação judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para liberação da vacina.

“A Bahia comprou dez milhões de vacinas e poderá vacinar cinco milhões de pessoas com as duas doses. Em nosso contrato, a Rússia teria que entregar as doses até julho. Até a data de hoje, nós já imunizamos cerca de três milhões de baianos. Então, com esses outros cinco milhões de vacinados, teríamos um total de oito milhões de imunizados até julho, além das outras vacinas que chegarão até lá. É por isso que nós estamos insistindo tanto na liberação da Sputnik V. Protocolamos os últimos documentos junto à Anvisa e ao STF para que tenhamos o mais rápido possível essas vacinas liberadas”.


Texto: Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia

Fotos - Rodoviária de Porto Seguro: Enriques Damasceno (Ônibus Brasil) - Vacina: Mateus Pereira (Gov./BA)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro lança plano para retomada do turismo

Toque de recolher é prorrogado; Extremo-Sul tem mais restrições

Prefeitura distribui 174 toneladas de alimentos para alunos da rede municipal

GACC Sul Bahia implanta treinamento online para diagnóstico precoce de câncer

Magic Paula é vacinada contra Covid-19 em Santa Cruz Cabrália