Edital de investimento em empresas inovadoras prorroga inscrições


Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) de 29/09/21, a prorrogação do edital Tecnova 2, que terminaria as suas inscrições no dia 05/10. Agora os empreendedores podem mandar seu projetos até o dia 04/11/21. Lançado junto às comemorações dos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) no início de agosto, a segunda edição do Tecnova investirá cerca de R$ 2 milhões em pequenas empresas baianas que apresentarem projetos inovadores nas áreas de ciência e tecnologia que agreguem valor aos produtos agropecuários, indústria 4.0 e mineração, gestão de empresas e energia renovável.

O investimento em editais como o Tecnova 2 faz com que empresários obtenham apoio aos seus projetos em um momento pandêmico, no qual aportes financeiros se tornam imprescindíveis. Apenas na primeira edição do Programa Tecnova, 18 empresas foram beneficiadas. O apoio foi fundamental para impulsionar o negócio de D’artangnam Gomes, da Wellan Water Treatment (WWT), empresa que atua nas áreas de representação, comércio e prestação de serviços no mercado de águas. “Os recursos permitiram solucionar demandas imediatas de um nicho de mercado em expansão. Além disso, a empresa pôde aprimorar, internamente, a gerência de inovações, usando ferramentas e métricas de avaliação. O edital permitiu o exercício de uma cultura da inovação e gestão de projetos”, enfatiza o empresário.

Para o diretor Geral da Fapesb, Márcio Costa, o compromisso da Fapesb com pesquisa e fomento é premiado ao colher os resultados desses investimentos em forma de benefícios para a sociedade. “Investir em empresas baianas inovadoras é trazer uma possibilidade de melhoria da produtividade delas, além de fazer com que seus produtos e portifólio sejam aperfeiçoados. Entendemos que todo o investimento que fazemos é também uma via de mão dupla que traz benefícios para empresários, estado e sociedade baiana”, destacou.

O edital, que está disponível no site da Fapesb, é executado pela própria Fundação, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), além de contar com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).


Com informações da Ascom/Sec. Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Governo presta contas de obras no Extremo Sul da Bahia

Ecoar Bahia realiza Festival Acústico na sede própria

ABAF lança Bahia Florestal 2021

Diário Oficial do Estado encerra edição impressa na Bahia

Setembro Dourado é marcado por Fórum do Gacc Sul Bahia