Governo do Estado fará aquisição de máquinas para reconstrução de áreas atingidas pelas enchentes

 Em reunião, na segunda-feira (3), com secretários na Governadoria, no CAB, o Governador Rui Costa anunciou a aquisição de máquinas pesadas para acelerar a reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas na Bahia, uma das prioridades das ações emergenciais, bem como o cadastramento de pessoas que perderam suas casas e dos comerciantes que terão acesso ao financiamento da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia).

Para o trabalho de limpeza e reconstrução das cidades e estradas serão adquiridos 15 rolos, 20 motoniveladoras, 15 pás carregadeiras e 15 escavadeiras, além de 20 caçambas. “Já para a recuperação das estradas vicinais das cidades, devem ser realizados convênios com as prefeituras, pois temos que dar trafegabilidade às pessoas dos municípios atingidos”, afirmou. Ao todo são 61 pontos críticos de estradas monitorados pela Secretaria de infraestrutura (Seinfra) e estima-se que seja necessário um investimento superior a R$ 120 milhões apenas para a recuperação desses pontos críticos.

Alternativas

Outra solicitação do governador foi a de buscar alternativas para oferecer combustível por um valor mais acessível a esses locais. “Esta ajuda imediata de combustível será realizada através de um plano de trabalho. E as estradas a serem recuperadas estarão vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), porque identificar essas estradas é fundamental para o escoamento da produção e a recuperação econômica desses municípios”, destacou Rui.

O secretário da SDR Marcus Cavalcanti explicou que o programa de recuperação para as estradas está sendo elaborado e vai ser específico para as rotas produtivas. “São as estradas por onde são escoadas as produções agrícolas, de leite, e os municípios precisam receber esse apoio o mais rápido possível para se restabelecer o fluxo de mercadorias”, ressaltou.

SAC Móvel

Três carretas do SAC Móvel visitarão os municípios atingidos pelas chuvas, para que os moradores possam obter gratuitamente os documentos perdidos nas enchentes. Os municípios do Extremo Sul da Bahia, Medeiros Neto, Itamaraju e Prado, já receberam as carretas que agora seguem para Itambé, Dário Meira e Ubaíra. No SAC podem ser emitidos o RG, o CPF, antecedentes criminais e outros documentos.

Segundo o Governo do Estado, dos 166 municípios afetados, 154 estão com decreto de situação de emergência. Ao todo, de acordo com a atualização, na segunda-feira (3) são de 715.634 pessoas atingidas, sendo 30.915 desabrigados, 62.731 desalojados, 26 mortos e 518 feridos. As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2), Ubaitaba (1) e Belo Campo (1).  

Municípios com decreto de situação de emergência:

  1. ALCOBAÇA
  2. AMARGOSA
  3. AMÉLIA RODRIGUES
  4. ANAGÉ
  5. ANDARAÍ
  6. ANGICAL
  7. APUAREMA
  8. ARATACA
  9. AURELINO LEAL
  10. BAIXA GRANDE
  11. BARRA DO CHOÇA
  12. BARRA DO MENDES
  13. BARRA DO ROCHA
  14. BELMONTE
  15. BELO CAMPO
  16. BOA NOVA
  17. BOA VISTA DO TUPIM
  18. BREJÕES
  19. BREJOLÂNDIA
  20. BUERAREMA
  21. CAATIBA
  22. CACHOEIRA
  23. CAETANOS
  24. CAMACÃ
  25. CAMAMU
  26. CANAVIEIRAS
  27. CÂNDIDO SALES
  28. CARAVELAS
  29. CARINHANHA
  30. CATURAMA
  31. COARACI
  32. COCOS
  33. CONCEIÇÃO DO ALMEIDA
  34. CONDEÚBA
  35. CORDEIROS
  36. COTEGIPE
  37. CRAVOLÂNDIA
  38. CRISTÓPOLIS
  39. DÁRIO MEIRA
  40. DOM BÁSILIO
  41. ENCRUZILHADA
  42. ENTRE RIOS
  43. EUNÁPOLIS
  44. FEIRA DE SANTANA
  45. FIRMINO ALVES
  46. FLORESTA AZUL
  47. GANDÚ
  48. GONGOGI
  49. GUARATINGA
  50. IAÇU
  51. IBICARAI
  52. IBICOARA
  53. IBICUÍ
  54. IBIPEBA
  55. IBIRAPITANGA
  56. IBIRAPUÃ
  57. IBIRATAIA
  58. IBITIARA
  59. IGRAPIUNA
  60. IGUAÍ
  61. ILHÉUS
  62. IPIAÚ
  63. IRAJUBA
  64. IRAMAIA
  65. ITABELA
  66. ITABERABA
  67. ITABUNA
  68. ITACARÉ
  69. ITAETÉ
  70. ITAGI
  71. ITAGIMIRIM
  72. ITAJU DO COLÔNIA
  73. ITAJUÍPE
  74. ITAMARAJU
  75. ITAMBÉ
  76. ITANHÉM
  77. ITAPÉ
  78. ITAPEBI
  79. ITAPETINGA
  80. ITAPITANGA
  81. ITAQUARA
  82. ITARANTIM
  83. ITORORÓ
  84. ITUBERÁ
  85. JAGUAQUARA
  86. JEQUIÉ
  87. JIQUIRIÇÁ
  88. JITAÚNA
  89. JUCURUÇU
  90. JUSSARI
  91. JUSSIAPE
  92. LAFAIETE COUTINHO
  93. LAGOA REAL
  94. LAJE
  95. LAJEDÃO
  96. LENÇÓIS
  97. LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA
  98. MACARANI
  99. MANOEL VITORINO
  100. MARAGOGIPE
  101. MARCIONÍLIO DE SOUZA
  102. MASCOTE
  103. MEDEIROS NETO
  104. MILAGRES
  105. MUCUGÊ
  106. MUCURI
  107. MUNDO NOVO
  108. MUTUÍPE
  109. NAZARÉ
  110. NILO PEÇANHA
  111. NOVA CANAÃ
  112. NOVA VIÇOSA
  113. NOVO HORIZONTE
  114. PALMAS DE MONTE ALTO
  115. PARAMIRIM
  116. PARATINGA
  117. PAU BRASIL
  118. PIRAÍ DO NORTE
  119. PIRIPÁ
  120. PLANALTO
  121. POÇÕES
  122. PORTO SEGURO
  123. POTIRAGUÁ
  124. PRADO
  125. PRESIDENTE JÂNIO QUADROS
  126. PRESIDENTE TANCREDO NEVES
  127. RIACHO DE SANTANA
  128. RIBEIRA DO POMBAL
  129. RIBEIRÃO DO LARGO
  130. RIO DE CONTAS
  131. RUY BARBOSA
  132. SANTA CRUZ CABRÁLIA
  133. SANTA CRUZ DA VITÓRIA
  134. SANTA INÊS
  135. SANTA MARIA DA VITÓRIA
  136. SANTANÓPOLIS
  137. SÃO FÉLIX
  138. SÃO FÉLIX DO CORIBE
  139. SERRA DOURADA
  140. TABOCAS DO BREJO VELHO
  141. TANHAÇU
  142. TAPEROÁ
  143. TEIXEIRA DE FREITAS
  144. TEOLÂNDIA
  145. TREMEDAL
  146. UBAÍRA
  147. UBAITABA
  148. UBATÃ
  149. URUÇUCA
  150. VALENÇA
  151. VEREDA
  152. VITÓRIA DA CONQUISTA
  153. WANDERLEY
  154. WENCESLAU GUIMARÃES

 Com informações da Ascom Gov BA/Foto: Reprodução

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