Inscrições para 2ª chamada do Edital de Mobilidade Cultural encerram dia 17/05

As propostas para a 2ª chamada do Edital de Mobilidade Cultural 2019, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), podem ser enviadas até 17 de maio. As inscrições ocorrem por meio do módulo Clique Fomento do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC), disponível no endereço eletrônico https://siic.cultura.ba.gov.br/.

O objetivo do certame é apoio financeiro à mobilidade de projetos culturais a serem realizados por artistas, grupos, coletivos e agentes culturais, dos 27 territórios de identidades da Bahia, em outros estados brasileiros e países.

O valor disponível para a chamada é de R$ 400 mil, provenientes do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA). Os selecionados terão viagens previstas de novembro de 2019 a janeiro de 2020.

As linhas de apoio contempladas pelo edital são: Formação Artística e Cultural; Residência Artística e Cultural; Intercâmbio e Cooperação Cultural; e Circulação, Difusão e Promoção. O Edital de Mobilidade Cultural prevê o financiamento de projetos e ações culturais a serem realizados por artistas, grupos, coletivos e agentes culturais, etc, em outros estados brasileiros e países, por pessoas jurídicas e físicas a partir de 10 anos (feita por seu representante). Mais informações, documentos importantes e o edital estão publicados no site da SecultBA: www.cultura.ba.gov.br.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)

Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em quatro (4) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.


Fonte: Ascom SecultBA