Academia Canto em Trancoso abre inscrições para 6ª edição

 

Os cantores selecionados ganharão bolsa de estudos para uma semana imersiva com

profissionais internacionais e terão a oportunidade de ir à Alemanha

As inscrições para participação da 6ª edição do Canto em Trancoso vão de 03/03 a 05/04/20, apenas pelo site http://bit.ly/2POrR73. Os selecionados ganharão uma bolsa de estudos de uma semana de aulas imersivas com professores renomados, em Trancoso, na Bahia, entre os dias 5 e 11/07/20.

Destinado para novos talentos do canto, entre 17 e 28 anos, Canto em Trancoso é uma iniciativa do Mozarteum Brasileiro, em parceria com a Chorakademie Lübeck, da Alemanha, uma das mais reconhecidas instituições de canto do mundo. Esta academia, em sua 6ª edição, segue com o seu contínuo propósito de proporcionar formação, aprimoramento e oportunidades para jovens cantores brasileiros.

Assim como nas edições anteriores, o Teatro L’Occitane é o local onde os jovens cantores terão aulas gratuitas de interpretação e técnica vocal, sob direção do maestro alemão Rolf Beck. Para participar, o candidato deve enviar um vídeo com duração entre cinco e dez minutos, interpretando o repertório descrito no site. Uma comissão especial irá avaliar e selecionar 34 bolsistas. A partir de 04/05/20, os jovens selecionados serão informados via e-mail. Os artistas contemplados com as bolsas terão direito a transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação durante o período da academia.

Em Trancoso, os alunos terão a oportunidade de ter aulas individuais com a mezzo-soprano eslovena indicada ao Grammy, Lucia Duchonová. A artista já participou de diversos festivais europeus, como o de Passaou; e, na ópera, deu vida a papéis importantes, como Lisetta, em “Il Mondo della Luna”, de Haydn, e a Terceira Dama, em “A Flauta Mágica”, de Mozart. Além de cantora, Lucia atua na área de ensino. É mestra destacada de masterclasses para jovens cantores, desenvolvendo métodos musicais e pedagógicos.

Os holandeses Marcel Boone e Renate Arends também são artistas com carreiras de sucesso que irão ministrar aulas na academia Canto em Trancoso. Marcel é barítono e possui vasta experiência em palcos internacionais, como Ópera Nacional Holandesa, Staatsoper de Berlim, Ópera Nacional de Lyon, entre outros. Sua formação passa pelo Conservatório de Utrecht, Conservatório Real em Haia e Estúdio Internacional de Ópera em Amsterdam. Atualmente é professor de canto na Faculdade de Música de Basel, na Suíça.

Já a soprano Renate Arends impressiona plateias em palcos importantes com sua voz lírica e flexível, que se adapta a um repertório que vai da música antiga a obras mais contemporâneas. Seu currículo inclui trabalhos com regentes como Yannick Nézet-Séguin, em “O Menino e os Sortilégios”, Iván Fischer, em “A Paixão Segundo São Mateus”, e Marcus Creed, em “A Criação”.

No dia 11/07, os estudantes encerram o período de aulas apresentando a peça “Petite Messe Solennelle”, de Gioachino Rossini, que também será o tema das aulas deste ano. Após o término da academia, os alunos que mais se destacarem ganharão uma bolsa adicional para estudar na Europa, em 2021. Na edição anterior, quatro cantores foram selecionados para a academia europeia.

Em 2019, o Canto em Trancoso teve 145 inscritos de 14 estados do Brasil. Desses, 38 foram selecionados para participar dessa experiência única na carreira, conforme explica Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro. “É muito gratificante saber que, a cada ano, novos talentos brasileiros são descobertos durante esse período de imersão que pode fazer muita diferença na carreira. Isso só reforça ainda mais o compromisso do Mozarteum em criar oportunidades para os artistas do nosso País”.


Fonte: Ascom Canto em Trancoso