Abayomi Casa de Cultura realiza a Mostra de Música Negra on-line

 

Abayomi Casa de Cultura realiza a Mostra de Música Negra on-line

A mostra apresenta sete pocket shows musicais e tem apoio Edital Calendário das Artes 2020, 8ª Edição

A Abayomi Mostra de Música Negra do Sul da Bahia é uma apresentação on-line de sete pocket shows autorais, de artistas do cenário musical independente, do Sul da Bahia. A mostra é realizada pela Abayomi Casa de Cultura e apoiada através do Edital 001/2020 Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Os shows completos serão publicados no canal do youtube da Abayomi Casa de Cultura a partir do dia 06/10 às 17h, acessando o link https://www.youtube.com/channel/UCC0ZrXnxLXldbE1-a3K16uQ.

A programação conta com as músicas compostas e cantadas pelos artistas:  (1) Ayê Akin de Trancoso, com o pocket show “Novo preto Rico Desempregado”; (2) Billyfat de Ilhéus com o pocket show “Divina Comédia”; (3) Brágui MC de Eunápolis, com o pocket show “Manifesto Político e Poético”;   (4) Emmer’C de Eunápolis, com o pocket show “Manifesto Cíclico”; (5) Guaja de Porto Seguro com o pocket show “Encontros”; (6) Jackie Chean de Porto Seguro com o pocket show “Ninja Disfarçado” e (7) Maroon de Eunápolis com Xirê dos Ancestrais.

Os artistas que compõem a mostra tem sua arte engajada política, social e culturalmente no contexto local e regional, baseada em princípios antirracistas, feministas, ancestrais, periféricos e entre outros princípios, que regem a filosofia da Abayomi Casa de Cultura. São canções sobre vida cotidiana de jovens negros nas periferias, empoderamento feminino, ancestralidade negra, transgeneridade e romances.

A Abayomi Casa de Cultura foi fundada em maio de 2019, a casa é formada e autogerida por artistas independentes de teatro, circo, música, literatura, artes visuais, cinema e culinária. Eles se propõem ser um espaço de encontros e trocas, envolvendo arte, ancestralidade, empoderamento feminino, transgeneridade e outros princípios, tendo como foco o acesso democrático e o desenvolvimento local por meio da pluralidade artística e cultural que constitui nosso coletivo de artistas. Estão localizados no Cambolo, bairro da periferia da cidade de Porto Seguro e desde o início da quarentena vem realizando atividades no seu Instagram @abayomicasadecultura.


Fonte: Valdíria Souza Fernandes - Produtora Cultural