Música em Trancoso prepara espetáculo para 2021

 

Programação deverá ser a mesma de 2020, cancelada devido à Covid-19

O 9º Festival Música em Trancoso (MET), realizado anualmente no distrito de Trancoso, e que este ano teria estreia em 14 de março, não se realizou em 2020 devido à pandemia do Covid-19. Mas, de acordo com a direção, o evento está previsto para se realizar entre 6 e 13 de março de 2021, com as apresentações feitas presencialmente.

De acordo com Carlo Lovatelli, vice-presidente do Mozarteum Brasileiro, que promove o evento, a programação será a do festival de 2020, que foi cancelado na antevéspera da estreia.

A fundadora e presidente do Mozarteum Brasileiro, Sabine Lovatelli, que também idealiza a programação anual do MET, afirma que todo o planejamento está ocorrendo em função de que o evento seja realizado. “Estamos preparados para tal, mas ainda depende do controle da pandemia e da liberação do governo”.

Ingressos

No momento em que o evento foi cancelado, os ingressos já estavam quase todos esgotados, segundo a assessora de imprensa do MET, Ana Ponzio. “Alguns espectadores optaram por receber o reembolso e outra parte do público preferiu deixar como crédito para o festival de 2021. A venda de ingressos deverá ser reaberta”, informa.

O MET é um dos eventos culturais mais prestigiados do País, e acontece sempre em março, entre o Carnaval e a Páscoa, com o objetivo de movimentar a economia e a vida cultural da região, numa época fora das temporadas tradicionais.Dentre as realizações, estão atividades musicais e educativas, que ocorrem durante uma semana, com a participação de públicos diversos.

Participações

O Música em Trancoso tem a participação de orquestras, conjuntos e solistas consagrados, do Brasil e do exterior. Se seguir toda a programação que seria apresentada em 2020, o 9º MET contará com cerca de 250 artistas, entre solistas instrumentistas, cantores e integrantes de grandes orquestras, a maioria de reconhecimento internacional. A programação para as oito noites de espetáculos inclui diferentes gêneros, do clássico a composições de todas as épocas e um mix de bossa nova, tango e jazz, no Teatro L’Occitane, sempre ao cair da tarde, às 18h30.

E durante as noites, terá música sinfônica, música de câmara, ópera, bossa nova e tango, jazz, soul, Toquinho cantando Vinícius de Moraes, homenagem a Luiz Gonzaga, Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, personalidades como o regente Carlos Moreno,e muito mais.

Diariamente, também são desenvolvidas atividades gratuitas como concertos e aulas de iniciação musical em escolas públicas. “Além da bagagem cultural que o evento carrega, a iniciativa visa promover um impacto socioeconômico positivo na região, abrindo oportunidades de novos negócios e de emprego para a população local”, afirma Sabine Lovatelli.


Foto: Marcos Hermes