Academia de Letras de Porto Seguro elege cinco novos membros

 

 

A Academia de Letras do Brasil em Porto Seguro elegeu, por unanimidade, cinco novos membros. Joaci F. de Góes, Gilvan Florêncio, João Fernandes, Carleone Filho e Allysson de Matos Araújo são os novos imortais que passam a fazer parte deste seleto grupo de literatos da cultura regional.

Prestes a completar três anos de criação - em março de 2021 - a Academia de Letras de Porto Seguro nasceu, segundo o presidente Cícero Sena, “como uma criança de rua, sem certidão de nascimento e um lar para chamar de seu”. Por doação de um dos integrantes, obteve uma sede provisória, equipada com móveis e equipamentos e uma secretária para administrar as rotinas diárias.

 

Com todas as dificuldades inerentes a uma recém criada associação sem documentação oficial, na qual os membros não se conheciam pessoalmente nem a respectiva obra literária de cada um, era necessário conciliar a atividade profissional e as reuniões acadêmicas. Mas, segundo Cícero, era também um momento de produção literária e cultural embrionárias e o início de uma movimentação em torno da rotina gerada pela universidade. “Ao contrário da maioria das academias que têm suas ações voltadas para si mesma, definimos que a nossa seria centrada na comunidade externa. Entre outras, houve dificuldades em obter dados do acervo das poucas bibliotecas públicas local”, afirma o presidente.

O objetivo de melhorar a cultura local em todas as suas manifestações sobretudo a literária, sempre fez parte do planejamento estratégico da academia, de acordo com o relato de atividades desenvolvidas, e isto “por entender que a literatura é um instrumento de transformação social”, diz Cícero.

 

Mesmo diante de desafios, a academia promoveu uma série de ações, como sede provisória, estatuto e registro em cartório, parcerias com a Secretaria de Cultura e Turismo, desenvolvimento de palestras abertas ao público e nas escolas, concurso literário, exposição de livros de escritores locais, participação no Conselho Municipal de Políticas Culturais da Prefeitura Municipal, doações de livros para escolas e biblioteca comunitária, pesquisa de campo sobre bibliotecas existentes, aquisição de 62 exemplares de livros para início da biblioteca da academia, apoio ao lançamento de livro de escritores locais e criação de site e página nas redes sociais.

Dentre as palestras realizadas por membros da academia, estão: “Só por uma noite e o processo de vir a acreditar”, ministrada por George Setúbal; História e Patrimônio no Museu de Arte Sacra, por Francisco Cancela; Atualidade da poesia de Castro Alves, por Joaci Góes; Deus é Ateu, por Alda Therkovsky e Empreendedores baianos de sucesso (de estagiário a presidente), ministrada na ALB BA, por Cícero Sena.